Ops!Cresci vai lançar plataforma para desktop

Fundada em 2019, a Ops!Cresci está alçando novos voos. No próximo mês, a startup de origem mineira lança sua plataforma para desktop, de maneira a ampliar as opções de compra e venda do marketplace colaborativo especializado em artigos infantis, que seguirá também com a versão em aplicativo para smartphones. Já para o ano que vem e o próximo, os planos são mais ousados e incluem a abertura para ciclos de investimentos externos.
De acordo com uma das sócias, Mariana Bicalho, desde a criação, os aportes realizados foram todos a partir de capital próprio, visando estruturar o negócio a fim de se solidificar e ganhar escala em todo o Brasil.
“Sempre atuamos com muita cautela. Primeiro realizamos nosso MVP, tivemos resultados e agora chegou hora de virar a página e crescer. Mas não queremos nos precipitar e abrir uma rodada de investimentos para não dar certo. Por isso, neste primeiro momento, estamos ampliando as operações por conta própria e, no próximo ano, buscaremos outros caminhos, como algum investimento-anjo, por exemplo”, citou.
Atualmente, a plataforma conta com 750 usuários cadastrados, dos quais, 250 criaram uma loja para comercializar produtos em todo o País. Já os downloads do aplicativo chegam a 4 mil. Ao todo, são 1.700 produtos, entre itens para meninos, meninas e unissex.
“Do total, cerca de 25% nunca foram usados e alguns chegam a estar com etiquetas. Ou seja, estamos falando de produtos novos que podem ser comprados com preços até 70% mais baratos”, ressaltou.
Já para quem vende, o benefício está no giro dos produtos, uma vez que crianças perdem roupas muito rápido. “Crianças de 0 a 8 anos trocam de enxoval a cada seis meses, porque estamos falando de roupas de inverno e verão, e elas crescem de um ano para outro. Isso faz com que tudo se perca muito rápido e praticamente novo. Há estudos que indicam que bebês usam, em média, uma única roupa apenas três vezes. E se forem as chamadas ‘roupas de sair’, apenas uma”, completou.
E, apesar de a cultura do desapego e da compra de itens seminovos ainda não estar disseminada entre os brasileiros, é cada vez maior o número de mães que têm aderido aos famosos “brechós”. É assim que a Ops!Cresci funciona, porém, de forma inda mais segura, transparente, totalmente digital e moderna, uma vez que conecta vendedores e compradores, realiza curadoria dos itens comercializados e ainda oferece dicas e cursos para quem vai anunciar produtos.
“A escolha por iniciarmos como aplicativo para smartphones, por exemplo, tem um motivo: facilitar a vida da mãe que, com o celular em mãos já fotografa a peça e cadastra no sistema”, explicou.
Em relação ao negócio, Mariana Bicalho contou que a pandemia do novo coronavírus aproximou a relação com as mães, ao mesmo tempo em que impulsionou os cadastros de vendas e de compras. Os cadastros, por exemplo, aumentaram em 30% nos últimos meses. Já o número de produtos anunciados cresceu 25% no mesmo período.
E a aposta é que este é um movimento que veio para ficar. Isso porque, na avaliação da empresária, as pessoas perceberam que há espaço para tudo: guardar alguns itens de recordação, doar alguns e vender outros que não serão mais utilizados.
“Por isso, inclusive, estamos investindo nesta expansão. A expectativa é que até dezembro a gente consiga, pelo menos, dobrar o faturamento e, até fim do ano que vem, crescer cinco vezes. Tamanha aposta se dá também pelo potencial do mercado, que é exponencial”, revelou.
Ouça a rádio de Minas