Negócios

Órbi Conecta encerra 2021 anunciando nova CEO

Órbi Conecta encerra 2021 anunciando nova CEO
Dany Carvalho (esquerda) e Anna Martins (direita) hub Órbi Conecta é resultado do sonho de muitas mentes visionárias | Crédito: Divulgação

O Órbi Conecta (www.orbi.co), um dos maiores hubs de inovação e empreendedorismo digital do Brasil, encerra 2021 celebrando conquistas e anunciando novidades. Fundado em 2017, em Belo Horizonte, pela comunidade de startups San Pedro Valley juntamente com grandes empresas (Inter, MRV e Localiza), sempre teve uma mulher em sua liderança. CEO desde a sua criação, a cofundadora do hub Anna Martins, 31 anos, transfere agora a liderança para a empreendedora Dany Carvalho, 38 anos, que já passou por relevantes programas e instituições do ecossistema brasileiro, como Cubo Itaú, ABStartups, Start-Up Brasil, Startup Farm, Microsoft BizSpark e IBM SmartCamp.

O Órbi Conecta é um lugar para gerar conexões e construir futuros desejáveis. Conecta startups, corporações e talentos para impulsionar o mercado de tecnologia e inovação do País. O ano de 2021 foi de muitos desafios e conquistas, especialmente com a inauguração do Órbi Academy com seu programa de formação gratuita de desenvolvedores e impacto social. Neste ano, o Órbi e as empresas Inter, Localiza, MRV e Take Blip lançaram o Órbi Academy Techboost para oferecer mais de 130 mil bolsas de capacitação na área de tecnologia, com o propósito de reduzir o déficit de programadores em todo o País. As inscrições seguem abertas para cursos on-line, interessados de todo o País podem se candidatar, basta acessar: https://orbi.co/academy.

Esse foi um trabalho de extremo impacto visto que das 10 oportunidades de emprego na área de tecnologia no País, quatro não são atendidas por falta de candidatos qualificados. No Brasil, são 70 mil novas vagas abertas todos os anos. “O Órbi Academy Techboost mudou a vida de muitas pessoas: elas estudaram e conseguiram emprego no período de pandemia”, afirma Anna Martins, que celebra ainda mais de 3 mil conexões, que movimentaram mais de US$ 15 milhões em negócios que ocorreram durante a sua gestão no Órbi Conecta.

E, mesmo durante a pandemia, o Órbi Conecta duplicou de tamanho, reunindo relevantes empresas mineiras – Inter, Localiza, MRV, Rede Mater Dei de Saúde, Sociedade Inteligência e Coração (SIC), Bamaq Máquinas, Estrela da Manhã, Patrus, Pottencial, Take Blip e Patrimar -, o que o consolida como o principal hub de inovação de Minas Gerais.

No ano de 2022, superados os desafios trazidos pela pandemia até então, o Órbi Conecta terá três principais frentes de atuação: Órbi for Startups (para atrair e apoiar mais startups em fase early stage e contribuir mais ativamente com a comunidade San Pedro Valley), Órbi Corporate (com objetivo de apoiar as empresas da Rede Órbi na jornada de transformação digital e na construção de uma cultura corporativa aberta para a inovação) e o Órbi Academy (para dar continuidade aos bootcamps de capacitação gratuita através do Programa Órbi Academy Techboost, fortalecer a parceria com a escola de tecnologia Sirius Education e ampliar a rede de parceiros).

Vale destacar que o San Pedro Valley (SPV) é a primeira comunidade de startups do País, criada organicamente, sem sede e hierarquias, e que completou uma década neste ano. Atualmente, o SPV conta com cerca de 500 startups, 67 agências de fomento, nove aceleradoras, cinco incubadoras, dois hackerspaces e 28 coworkings. Já a Sirius Education é uma escola de tecnologia voltada para o futuro do trabalho, com aulas dadas por executivos de unicórnios e foco em desafios reais que gerem empregabilidade, idealizada por Felipe Matos, presidente da ABStartups e um dos nomes mais notáveis do ecossistema de inovação do País – ele já esteve à frente de iniciativas como a Startup Farm e o Start-Up Brasil.

Dany Carvalho acredita que educação, tecnologia e empreendedorismo podem mudar a vida das pessoas para melhor. É por isso que atua desde 2010 em iniciativas de fomento à inovação tecnológica e empreendedorismo digital com atuação nacional. Sua trajetória profissional se confunde com a evolução do cenário digital no Brasil: já apoiou centenas de empreendedores digitais através de iniciativas como Inventta, Aceleradora Startup Farm, Programa Start-Up Brasil, Microsoft BizSpark, Programa IBM SmartCamp, ABStartups e Cubo Itaú.

Ela é consultora sobre open innovation para grandes empresas que querem construir sua estratégia corporativa de inovação aberta e fortalecer a cultura de inovação entre seus colaboradores. É ainda mentora na FRST Falconi, nas temáticas “Cultura de Inovação” e “Programa Empreendedor Exponencial”, e do programa RME Acelera, uma iniciativa da Rede Mulher Empreendedora que tem como objetivo impulsionar startups fundadas por mulheres. Atua como gerente do Bridge Ecosystem, um joint Lab entre a USP, ISA CTEEP e 100 Open Startups, que tem como objetivo desenvolver uma nova geração de ferramentas e metodologias sobre Gestão de Ecossistemas de Inovação.

Além disso, Dany Carvalho também é a criadora do podcast #CaféComigo. Criado em fevereiro de 2019, é um dos primeiros podcasts brasileiros com intuito de compartilhar conteúdo sobre empreendedorismo digital, inovação e transformação digital.

“Fiquei honrada com o convite para ser CEO do Órbi Conecta, que é o hub de Inovação do Estado que eu nasci e onde comecei minha trajetória. Estou animada em poder colocar em prática os aprendizados adquiridos nos anos anteriores e contribuir mais ativamente com a comunidade San Pedro Valley”, afirmou Dany Carvalho.

Anna Martins, CEO até então, é a primeira mulher fundadora e CEO de um hub de inovação e empreendedorismo digital no Brasil. Entre as suas conquistas, destaca-se o Órbi Academy Techboost, o maior programa de formação e contratação de mão de obra em TI no Brasil, que já distribuiu mais de 130 mil bolsas de estudos em linguagem de programação. Ela acredita que educação e tecnologia são poderosas ferramentas de transformação pessoal e crescimento social.

“O Órbi é resultado do sonho de muitas mentes visionárias. Estar aqui desde a fundação com a função de fazer esse sonho acontecer e trazer impacto real na evolução de centenas de empresas, startups e na vida de milhares de pessoas, é uma grande honra. Começamos do zero e chegamos nesse quarto ano de operação com o Órbi três vezes maior do que os resultados do primeiro ano”, afirmou Anna Martins, que celebra mais de 3 mil conexões, que movimentaram mais de R$ 15 milhões em negócios durante a sua gestão no Órbi Conecta.

O Órbi Conecta está localizado no bairro Lagoinha, em Belo Horizonte, onde funciona o Órbi Academy, coworking, espaço para eventos, café e estacionamento próprio.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas