Oriente Life investe R$ 15 milhões para expansão em João Monlevade e mira crescer 30 vezes até 2035

A Oriente Life, indústria de cosméticos fundada há 16 anos em João Monlevade, na região Central de Minas Gerais, pelos irmãos Gustavo e Vinícius Soares Cota, está em plena fase de expansão. Com investimento previsto de R$ 15 milhões até 2027, a empresa aposta na inauguração de sua nova sede e fábrica, no segundo trimestre de 2025, para alavancar a produção e alcançar novos mercados no Brasil e no exterior.
De acordo com o diretor comercial da Oriente Life, Gustavo Soares Cota, o projeto de expansão e investimento teve início em 2018 e está próximo de um marco decisivo: a entrada em operação da nova planta fabril, que terá capacidade para produzir até 90 toneladas de cosméticos por dia. Atualmente, a produção gira entre 10 e 15 toneladas.
“Estamos nos preparando para multiplicar quase por dez a nossa capacidade produtiva. É um passo estratégico que vai nos permitir atender a uma demanda muito maior e consolidar nossa atuação nos canais que já trabalhamos e nos novos que estamos ingressando”, conta o diretor.

Investimento será dividido em fases
O investimento de R$ 15 milhões está sendo distribuído em diversas frentes para a expansão da Oriente Life em João Monlevade. Desde a infraestrutura da nova fábrica e aquisição de maquinário até investimentos em marketing e entrada em pontos de venda.
“A gôndola não é estática. Para uma marca entrar outra tem que sair e isso gera custo. Esse espaço, muitas vezes chamado de ‘comprado’, na verdade é alugado e exige investimento em trade e comunicação promocional para atrair o consumidor no ponto de venda”, explica o empresário.
A meta da Oriente Life é ousada: multiplicar por dez o faturamento atual, que gira em torno de R$ 800 mil mensais, até 2027. E, para 2035, a projeção é ainda mais ambiciosa: crescer até 30 vezes. Para isso, a fabricante de cosméticos aposta na diversificação de canais, no reposicionamento da marca e em uma nova identidade visual que atenda às exigências de mercados mais sofisticados.
Nova identidade da Oriente Life e canais de distribuição
A reformulação da marca foi uma etapa crucial para esse novo momento da empresa, segundo Gustavo Soares Cota. “A embalagem antiga não era aceita no canal alimentar e no varejo especializado. Por isso fizemos, há três anos, um trabalho de rebranding que reposicionou nossos produtos na categoria premium. Hoje, já temos diversos SKUs com essa nova roupagem e o mercado reagiu muito bem”, diz.
A empresa também estruturou uma política comercial para atender diferentes perfis de clientes e canais. Além do tradicional mercado profissional de salões de beleza, a Oriente Life está ampliando sua presença no canal alimentar (supermercados de pequeno e médio porte), em farmácias e perfumarias especializadas, além de manter atuação no e-commerce, que representa cerca de 10% do faturamento. Atualmente, os principais canais de vendas são os salões de beleza e supermercados.
“Hoje, nossos produtos estão presentes em pontos de venda em todo o território nacional. Atuamos por meio de distribuidores regionais, com presença forte em Minas Gerais, Espírito Santo, Sul do Brasil, Norte, com destaque para Pará, Tocantins, além de Maranhão e Bahia”, afirma o diretor comercial.

Exportações de cosméticos e presença internacional
A Oriente Life também está avançando no mercado internacional. A empresa exporta regularmente para os Estados Unidos em parceria com um distribuidor local que há seis anos trabalha a marca em solo norte-americano. No passado, houve exportações para a Jordânia e hoje a empresa mira o mundo árabe, especialmente os Emirados Árabes Unidos e o Catar.
“Nós passamos por capacitações com a Apex Brasil e com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede). Esses programas abriram portas para negociações internacionais, principalmente no Oriente Médio, onde estamos iniciando tratativas em Dubai e Doha”, conta o empresário.
Apesar de já ter participado de rodadas de negócios com países da América Latina, as tentativas não evoluíram e o foco internacional atualmente está no Oriente Médio.
Expansão em João Monlevade e novas metas até 2035
O plano da Oriente Life para os próximos anos é claro. Segundo o diretor comercial, a empresa tem metas bem definidas para os próximos cinco e dez anos. A estratégia combina crescimento sustentável, uso de recursos próprios e um posicionamento alinhado com as exigências do consumidor moderno.
“Queremos, até 2035, estar presentes em todos os pontos de venda dos canais alimentar, farmacêutico e especializado em todo o Brasil. E, nos próximos cinco anos, buscamos ser a principal marca no nosso setor dentro de Minas Gerais”, conclui Cota.
Ouça a rádio de Minas