Negócios

Outlet de Livro inaugura versão física hoje

Outlet de Livro inaugura versão física hoje
CEO do Grupo Acaiaca, José Henrique Guimarães aponta que a loja física surge como um complemento dos canais de venda da companhia - Divulgação

Entra em operação hoje a versão física do site “Outlet de Livro”, na Savassi, região Centro-Sul de Belo Horizonte. A iniciativa visa complementar a estratégia omnichannel, que permite a integração e a navegação entre os diferentes tipos de plataforma, sejam elas digitais ou físicas, do Grupo Acaiaca, dono da marca.

De acordo com o CEO do Grupo Acaiaca – que compreende também a Distribuidora Acaiaca e a Acaiaca Digital –, distribuidor de e-books, José Henrique Guimarães, a livraria vai trabalhar com um acervo de mais de 80 mil livros e com descontos que alcançam até 90%. Nas prateleiras estão apenas livros novos, desde infantis, literatura e poesia, até livros didáticos, técnicos, jurídicos, de medicina e importados.

“A loja física vem completar nossos canais de venda. Hoje, o consumidor exige diversificação nas formas de contato com as marcas e na maneira de fazer a compra. Por isso, criamos também a opção de a compra ser feita no on-line e a retirada na loja. Estamos nos mais importantes marketplaces e o site veio para possibilitar as venda B2C (diretas ao consumidor). A loja complementa essa experiência”, explica Guimarães.

Embora as operações do Grupo Acaiaca estejam concentradas em São Paulo, a empresa continua sediada em Minas Gerais. A escolha de Belo Horizonte e da Savassi, especialmente, tem a ver com a tradição da região, que abriga algumas importantes livrarias de rua.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


José Henrique Guimarães é mineiro e formado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi presidente da Câmara Mineira do Livro no período de 1998 a 2002 e fundador do Salão do Livro de Minas Gerais. “Conheço bem Belo Horizonte e a abertura da livraria aqui também atende a um conceito mercadológico. Criamos um conceito arquitetônico especial, com uma decoração moderna, a disposição dos livros bem pensada – um outlet butique. É uma loja pequena, com 60 metros quadrados, que nos oferece um negócio enxuto, de baixo custo. Isso é importante, inclusive, para uma futura expansão, seja por filiais ou franquias”, afirma o Ceo do Grupo Acaiaca.

O estoque de livros da Outlet de Livro está disponível em três categorias de preços: R$ 9,90, R$ 14,90 e R$ 19,90. O projeto desafia a ideia de que o brasileiro não gosta de ler.

Varejo – Segundo dados do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), a venda de livros no varejo cresceu, em 2017, 6,15% e, em 2018, já acumula um crescimento de 9,33%, reflexo do maior acesso à compra de livros por consumidores pelos canais convencionais e pela internet, com livros físicos e digitais.

“Achamos que as livrarias físicas têm que buscar a segmentação, seja por preço ou segmentação do serviço, e ter um DNA digital, que significa ter um relacionamento digital, permitindo o omnichannel. A nossa proposta atende também aos editores. O Brasil produz mais ou menos 18 mil títulos novos e reimpressões por ano e muitos títulos excelentes não têm capacidade de escoamento em volume e em um prazo muito rápido. Embora a indústria do livro tenha diminuído, impactada pela queda nas vendas dos livros didáticos por parte do governo, o brasileiro nunca leu tanto”, pontua o empresário.

O faturamento do mercado editorial brasileiro diminuiu, de acordo com a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro ano-base 2017, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a pedido da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), 1,95%, um decréscimo real de 4,76%, considerando a inflação, em relação ao ano anterior.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas