Negócios

Padarias da Capital lucram com vendas de ceias natalinas

Padarias da Capital lucram com vendas de ceias natalinas
Crédito: Freepik

Em um ano em que a panificação foi fortemente atingida pelas restrições de funcionamento do comércio em combate ao novo coronavírus, as ceias e os produtos característicos desta época vieram para somar a outras ações e colaborar para um desempenho positivo das padarias no fechamento de 2021. No cardápio, pratos típicos, aves e carnes assadas, rabanada, doces diversos e os tradicionais panetones de frutas cristalizadas, chocolates e até sabores inusitados, como os salgados. Tudo ao gosto do freguês.

Padarias localizadas em diferentes regiões de Belo Horizonte identificaram crescente demanda por parte do consumidor, que com o avanço da vacinação contra Covid-19, neste fim de ano, não abriu mão de estar reunido com amigos e principalmente familiares. Para se ter uma ideia, segundo o presidente do Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão), Vinícius Dantas, a comercialização de ceias e produtos típicos neste exercício aumentou em cerca de 5% sobre 2020. Em valores, o crescimento foi ainda maior e, em alguns casos, chegou a 40% de alta. O motivo está, justamente, nos formatos dos produtos ofertados.

“A ceia do ano passado foi menor e as pessoas compraram lembranças. Neste ano, as confraternizações voltaram a ocorrer e as encomendas foram maiores”, explica.

Sobre o volume, Dantas diz que para o Réveillon as vendas foram, em média, 50% menores do que para o Natal. Mas que, de toda forma, os estabelecimentos precisaram se planejar e alguns não conseguiram atender todos os pedidos, tamanha a procura. “O ano foi difícil, mas no final o crescimento aconteceu e tivemos um desempenho razoável. As vendas de dezembro contribuíram muito”, resume.

Na empresa do dirigente, a Ping Pão, que tem sete unidades na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), por exemplo, as opções foram variadas. Em uma parceria com a Sadia, a rede ofereceu diferentes entradas, pratos principais e sobremesas, além de pães especiais, patês, antepastos, acompanhamentos e kits de ceias completas. Diante da procura elevada, os pedidos foram encerrados antes mesmo do previsto. As de Natal, ainda no dia 22 de dezembro, e as de Ano Novo, no dia 26.

A Boníssima, com três lojas na capital mineira, também preparou produtos especiais. De acordo com a sócia da rede, Luiza Carneiro, o cardápio trouxe entradinhas, bruschettas, tortas, quiches, platters, tábua de frios, saladas, massas, guarnições, carnes, peixes, além dos tradicionais quitutes da época como sobremesas na taça, tortas e panetones premium.

“As opções para Natal e Ano Novo foram as mesmas e as vendas ficaram bem próximas das realizadas no ano passado. Não tivemos crescimento e nem queda. Acreditamos que esse ano as pessoas festejaram mais, mas ao mesmo tempo, também viajaram mais. Apenas para o Natal foram mais de 250 pedidos”, afirma.

Já em relação ao desempenho dos negócios no decorrer de 2021, ela diz que deverá aumentar em 10% sobre 2020, enquanto para o ano que vem, a expectativa é “normalizar o consumo”. “Esperamos um ano sem muitas surpresas como foram os últimos dois, com alguns meses com picos de vendas e outros com queda”, completa.

Na Villa Castelli, no bairro Castelo, a estratégia incluiu não apenas os produtos típicos, ceias e carnes assadas, mas também decoração natalina e ceia montada na própria padaria. De acordo com o sócio proprietário, Clayton Quadros Severino, as encomendas aumentaram cerca de 25% frente ao fim do ano passado. E, embora a expectativa fosse de um crescimento mais robusto, em função da volta das confraternizações, o desempenho já é considerado satisfatório.

“As opções para o Ano Novo foram mais restritas, porque a demanda é tradicionalmente menor. Muitas pessoas viajaram de férias e as vendas já até diminuíram nos últimos dias. De toda forma, vamos encerrar 2021 com faturamento 30% maior e esperamos alcançar pelo menos 25% de crescimento no ano que vem. O retorno presencial ao trabalho e às escolas já reflete em nossas vendas. A expectativa é que isso se mantenha em todo o decorrer de 2022”, acredita.

Por fim, a rede de supermercados Verdemar, embora ainda não tenha fechado um balanço das vendas, também ofereceu diversas opções aos clientes. O carro-chefe foram as ceias e os panetones – estes últimos com produção de 170 mil unidades, entre doces e salgados. E com sabores inusitados como os trufados (chocolate, maracujá, mel e especiarias, light e premium feito com frutas secas, nozes, amêndoa, avelã, castanha de caju, cereja, castanha do pará e damasco) e os panetones salgados de bacalhau, cebola caramelizada e queijo gruyere, carne seca com queijo minas, queijo provolone e presunto e calabresa com açafrão.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas