Pães artesanais mudam carreira de empresária de Minas Gerais

Foi durante a pandemia de Covid-19 – entre 2020 e 2022 – que muita gente descobriu a beleza de produzir pães artesanais e os segredos de um dos alimentos mais antigos e populares do mundo. Mas esse não foi o caso da empreendedora Mônica Baptista. A empresária e designer, que durante 21 anos comandou a indústria de calçados “Mônica Torres” e desenhou coleções de diferentes marcas pelo Brasil, já tinha se encantado pela produção de pães muito antes.
Ela conta que sempre gostou da área de criação e também do comercial. “Quando fiz 40 anos de mercado pensei que era hora de fazer algo diferente, que eu amasse também, mas que não exigisse mais tantas viagens e tanto esforço. Pensei que uma padaria de pães saudáveis em casa seria uma boa ideia, fiz uma consultoria em finanças e marketing no Sebrae e montei um plano de negócios, ainda em 2018”, diz.
Logo depois, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) a convidou para fazer um bureau de estilo em Nova Serrana (região Centro-Oeste) para os fabricantes de calçados. “Era minha oportunidade de deixar um legado para o setor e fazer a transição de carreira tranquila”, relembra Mônica Baptista.
Com sua longa experiência empreendedora, ela sabia que precisava se qualificar ainda mais e enquanto trabalhava em Nova Serrana fez o primeiro curso de panificação on-line. E daí não parou mais. A chegada da pandemia de Covid-19 no início de 2020 fez com que ela passasse a trabalhar em casa e abriu a oportunidade para que ela se aprofundasse nos estudos e começasse uma pesquisa sobre o mercado de Belo Horizonte.
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A onda do “faça seu pão em casa” estava no auge e o comércio on-line desses produtos começava a crescer. Foi nesse intervalo que ela percebeu que havia um nicho mal atendido: os pães artesanais saudáveis. Mais uma vez ela foi atrás de informação, criou a marca Pães Du Kanto e começou a desenvolver receitas.
“Achei o nicho em que eu iria trabalhar. O que existia era industrializado ou artesanal muito básico e sem fermentação natural. Fiz um curso de pães sem glúten. Queria um pão elaborado e muito saboroso. Era a minha inovação. Por quase dois anos criei receitas e distribuí para moradores de rua e pessoas carentes em BH, fazendo o teste da massa base. Não bastava ser saudável, tinha que ser gostoso. Então comecei a desenvolver os recheios e a distribuir para chefs e professores de culinária para ter o parecer deles, sem parar a distribuição na rua”, explica.
A Pães Du Kanto foi lançada em 2021, quando a filha da empresária, à sua revelia, montou a conta no Instagram para anunciar que a marca seria lançada em breve. Durante os seis primeiros meses as vendas foram feitas apenas por whatsApp e Instagram. E, no ano seguinte, a empresária começou a participar de diferentes feiras pela cidade: beneficentes, de artesanato, de moda, nos mercados distritais e foi por meio delas que recebeu os primeiros convites para fornecer os pães artesanais para empórios e delicatessens da Capital.
Ela ainda atende clientes finais pelas redes sociais e mantém a participação na Feira Fresca, que acontece na Avenida Carandaí, em frente ao número 418, aos sábados. É uma forma de receber o retorno do trabalho direto do público.
Agora, depois de participar de uma série de capacitações do “Programa de Desenvolvimento de Padaria – Pão Gestão”, do Sebrae, ela prepara a mudança da cozinha de casa para um espaço profissional, também no bairro Vila da Serra, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O novo espaço vai permitir que a equipe cresça com a contratação de pessoas para a cozinha e para a parte administrativa.
A ideia é que, no futuro, o espaço também sirva como ponto de entrega e de consumo das duas linhas produzidas atualmente. A primeira é a Gourmet, com pães bem elaborados, todos com recheio. Sempre ligada à moda, lançou a Daily, linha de pães coloridos para o dia a dia, sem recheio. O primeiro foi com farinha de amêndoa, depois vieram as versões com abóbora e beterraba. Em fevereiro, será lançado o pão verde, com farinha de spirulina (uma espécie de alga).
“Assumi, definitivamente, que tenho um negócio. Continuo com a mesma proposta, meus pães são inclusivos. Vários nutricionistas indicam aos clientes. O projeto para 2025 são os pães modelados. Todos os nossos pães vão com uma tabela nutricional, embora isso não seja obrigatório. Com os novos equipamentos industriais vamos crescer a produção trabalhando menos e, quem sabe, começar a atender empórios fora de Belo Horizonte. E já começamos uma conversa com um supermercado em São Paulo”, revela a criadora da Pães Du Kanto.
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