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Pães artesanais mudam carreira de empresária de Minas Gerais

Antes de atuar com panificação, Mônica Baptista comandava uma indústria de calçados
Pães artesanais mudam carreira de empresária de Minas Gerais
Mônica Baptista fez uma consultoria com o Sebrae e montou um plano de negócios em 2018 | Crédito: Divulgação Nereu Jr.

Foi durante a pandemia de Covid-19 – entre 2020 e 2022 – que muita gente descobriu a beleza de produzir pães artesanais e os segredos de um dos alimentos mais antigos e populares do mundo. Mas esse não foi o caso da empreendedora Mônica Baptista. A empresária e designer, que durante 21 anos comandou a indústria de calçados “Mônica Torres” e desenhou coleções de diferentes marcas pelo Brasil, já tinha se encantado pela produção de pães muito antes.

Ela conta que sempre gostou da área de criação e também do comercial. “Quando fiz 40 anos de mercado pensei que era hora de fazer algo diferente, que eu amasse também, mas que não exigisse mais tantas viagens e tanto esforço. Pensei que uma padaria de pães saudáveis em casa seria uma boa ideia, fiz uma consultoria em finanças e marketing no Sebrae e montei um plano de negócios, ainda em 2018”, diz.

Logo depois, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) a convidou para fazer um bureau de estilo em Nova Serrana (região Centro-Oeste) para os fabricantes de calçados. “Era minha oportunidade de deixar um legado para o setor e fazer a transição de carreira tranquila”, relembra Mônica Baptista.

Com sua longa experiência empreendedora, ela sabia que precisava se qualificar ainda mais e enquanto trabalhava em Nova Serrana fez o primeiro curso de panificação on-line. E daí não parou mais. A chegada da pandemia de Covid-19 no início de 2020 fez com que ela passasse a trabalhar em casa e abriu a oportunidade para que ela se aprofundasse nos estudos e começasse uma pesquisa sobre o mercado de Belo Horizonte.

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A onda do “faça seu pão em casa” estava no auge e o comércio on-line desses produtos começava a crescer. Foi nesse intervalo que ela percebeu que havia um nicho mal atendido: os pães artesanais saudáveis. Mais uma vez ela foi atrás de informação, criou a marca Pães Du Kanto e começou a desenvolver receitas.

“Achei o nicho em que eu iria trabalhar. O que existia era industrializado ou artesanal muito básico e sem fermentação natural. Fiz um curso de pães sem glúten. Queria um pão elaborado e muito saboroso. Era a minha inovação. Por quase dois anos criei receitas e distribuí para moradores de rua e pessoas carentes em BH, fazendo o teste da massa base. Não bastava ser saudável, tinha que ser gostoso. Então comecei a desenvolver os recheios e a distribuir para chefs e professores de culinária para ter o parecer deles, sem parar a distribuição na rua”, explica.

A Pães Du Kanto foi lançada em 2021, quando a filha da empresária, à sua revelia, montou a conta no Instagram para anunciar que a marca seria lançada em breve. Durante os seis primeiros meses as vendas foram feitas apenas por whatsApp e Instagram. E, no ano seguinte, a empresária começou a participar de diferentes feiras pela cidade: beneficentes, de artesanato, de moda, nos mercados distritais e foi por meio delas que recebeu os primeiros convites para fornecer os pães artesanais para empórios e delicatessens da Capital.

Ela ainda atende clientes finais pelas redes sociais e mantém a participação na Feira Fresca, que acontece na Avenida Carandaí, em frente ao número 418, aos sábados. É uma forma de receber o retorno do trabalho direto do público.

Agora, depois de participar de uma série de capacitações do “Programa de Desenvolvimento de Padaria – Pão Gestão”, do Sebrae, ela prepara a mudança da cozinha de casa para um espaço profissional, também no bairro Vila da Serra, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O novo espaço vai permitir que a equipe cresça com a contratação de pessoas para a cozinha e para a parte administrativa.

A ideia é que, no futuro, o espaço também sirva como ponto de entrega e de consumo das duas linhas produzidas atualmente. A primeira é a Gourmet, com pães bem elaborados, todos com recheio. Sempre ligada à moda, lançou a Daily, linha de pães coloridos para o dia a dia, sem recheio. O primeiro foi com farinha de amêndoa, depois vieram as versões com abóbora e beterraba. Em fevereiro, será lançado o pão verde, com farinha de spirulina (uma espécie de alga). 

“Assumi, definitivamente, que tenho um negócio. Continuo com a mesma proposta, meus pães são inclusivos. Vários nutricionistas indicam aos clientes. O projeto para 2025 são os pães modelados. Todos os nossos pães vão com uma tabela nutricional, embora isso não seja obrigatório. Com os novos equipamentos industriais vamos crescer a produção trabalhando menos e, quem sabe, começar a atender empórios fora de Belo Horizonte. E já começamos uma conversa com um supermercado em São Paulo”, revela a criadora da Pães Du Kanto.

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