Painel de indicadores da Fapemig contribui para gestão e transparência

12 de fevereiro de 2021 às 14h44

img
Crédito: Divulgação/Fapemig

Qual o valor investido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) em seus programas nos últimos 10 anos? Como é a distribuição dos valores financiados, por instituição e por área do conhecimento? Qual o perfil dos pesquisadores beneficiados?

Esses são alguns dos dados disponibilizados pela Fundação na seção “Resultados” no site institucional

Lançado nesta semana, o painel de indicadores reúne e disponibiliza informações sobre os apoios concedidos pela Fapemig nos últimos 10 anos. “Essa é mais uma ação que busca dar visibilidade e transparência às ações de fomento à CT&I empreendidas pela Fapemig no Estado”, destaca o presidente da Fundação, Paulo Sérgio Lacerda Beirão.

Como funciona

Todos os dados que compõem o painel de indicadores foram retirados diretamente do sistema Everest, plataforma de submissão, gerenciamento e administração de informações da Fundação.

“Os interessados podem fazer pesquisas de acordo com seu interesse, cruzando diversos tipos de dados, como instituição, área de conhecimento, tipo de beneficiário e programas”, explica o coordenador do Núcleo de Inteligência Organizacional e Gestão Estratégica da Fapemig, Fabiano de Souza Valentim.

Além de conferir maior transparência às ações, o painel pode contribuir para a organização das instituições. “As informações são úteis, por exemplo, como instrumento de planejamento para a Fapemig e para as instituições e pesquisadores do Estado, que conseguem observar o perfil dos financiamentos concedidos: áreas demandadas, programas com maior repasse de recursos, dentre outros”, completa. 

Transparência 

Além dos indicadores, a seção Resultados disponibiliza outros produtos que permitem aos pesquisadores e cidadãos acompanhar as ações da Fapemig. No local, é possível encontrar os relatórios anuais de atividades, com um resumo das ações e resultados da agência mineira em cada ano; relatórios de programas, como aquele que traz os resultados do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS); vídeos  curtos (pitch) nos quais os pesquisadores contam sobre seu trabalho de pesquisa; e o Fapemig em Dados, vídeos com informações sobre financiamentos e atividades exercidas pela Fundação ao longo dos anos. 

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail