Pandemia ampliou negócios da Trekken

Uma empresa que cuida de outras empresas – sejam elas novas e entrantes no mercado ou tradicionais e experientes em busca transformação. A Trekken Ventures funciona como suporte na busca por oportunidades por meio de participações societárias e consultorias empresariais. E, embora com poucos anos de atuação, possui corpo diretivo com robusta experiência em inovação e criação de novos negócios e planejamento e condução de mais de R$ 6 bilhões em investimentos em diferentes setores.
“Trazemos uma história de mais de 20 anos de modelagem e inovação com captação e aplicação de bilhões em investimentos. Hoje atuamos tanto no desenvolvimento de novos negócios quanto na transformação de empresas tradicionais, unindo o melhor de ambos os perfis, como a agilidade e a tecnologia das startups e a modelagem sólida e robusta de quem está há mais tempo no mercado. Promovemos uma espécie de encontro desses mundos”, resume o co-founder da Trekken, Bruno Augusto Pfeilsticker.
Já nas palavras de outro co-founder da companhia, Flávio de Aguiar Araújo, a empresa lida essencialmente com empreendedores, auxiliando negócios tanto em estágio inicial ou com presença no mercado. Para isso, a atuação ocorre em duas vertentes: venture builder, desenvolvendo outras empresas de base inovadora e tecnológica (startups), cogerindo e alavancando seus crescimentos; e middle market, com remodelagem estratégica e financeira e alternativas de funding.
Na modalidade de venture builder atualmente a empresa conta com oito startups no portfólio. E o trabalho inclui acompanhamento do empreendedor e formação de rede de relacionamentos para estruturação e desenvolvimento do negócio.
Já no middle market, empresas mais maduras contam com suporte para uma redefinição de rota do negócio, baseada em uma tese de crescimento, por meio de uma estratégia de funding em vistas de captar recursos e realizar investimentos. Neste formato, a Trekken entrega como estratégia revisão do posicionamento de mercado, realinhamento do modelo de negócios, networking e parcerias; no funding, elaboração da tese de investimento, estruturação do valuation e modelagem financeira; e a captação inclui suporte na negociação e investment advisor para crescimento ou venda da companhia.
Araújo ressalta que a pandemia de Covid-19 acelerou tudo que envolve inovação e tecnologia e, com esse movimento, as empresas se sentiram pressionadas a se adaptar ao novo momento, o que acabou gerando uma demanda maior também para a Trekken. Segundo ele, o movimento casou com o propósito da empresa, fazendo surgir novas ideias, acelerar negócios, e dentro das empresas mais maduras, ampliar as alternativas.
“Estamos no mercado desde fevereiro de 2020 e temos registrado resultados importantes junto aos nossos clientes. Temos startups em nosso portfólio que conseguiram triplicar ou quadruplicar seus faturamentos nos últimos exercícios. Além disso, há outros projetos que conseguiram concluir captação com investidores”, exemplifica.
E para 2022 as expectativas também são grandes. A Trekken iniciou o ano com novos projetos incluindo multinacionais e startups em estágios avançados de captação de recursos.
Já na avaliação de Pfeilsticker, o cenário segue bastante aquecido, especialmente em termos de tecnologia, crescimento e funding. Segundo ele, muitos negócios com visões de crescimento alinhadas à digitalização e à necessidade de funding estão demandando suporte e orientação. “Seja por meio do empreendedor de negócios emergentes de tecnologia ou de empresas de middle market, que estão rompendo barreiras e tomando novos rumos de crescimento, é essa a oportunidade que a gente vislumbra”, conclui.
Ouça a rádio de Minas