A Pão de Queijaria lança receitas utilizando queijos das regiões produtoras do QMA

Para celebrar o reconhecimento pela Unesco dos “Modos de Fazer Queijo Minas Artesanal” como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, a Pão de Queijaria desenvolveu uma linha de produtos utilizando a iguaria vinda de todas as regiões produtoras do QMA. A empresa, que já trabalhava utilizando o QMA de três regiões – Serro, Canastra e Salitre -, conta agora com receitas com todas as outras sete regiões.
A nova linha, além de divulgar o Queijo Minas Artesanal e valorizar os produtores rurais, também será importante para os negócios da empresa. Este ano, a A Pão de Queijaria terá um incremento de 10% no faturamento das lojas e há projetos de expansão para fora de Minas Gerais.
Conforme um dos fundadores da A Pão de Queijaria, Lucas Parizzi, a empresa, que tem sede em Belo Horizonte, nasceu em 2014, tendo como principal pilar a produção dos pães de queijo utilizando o Queijo Minas Artesanal.
Devido ao trabalho relevante desenvolvido ao longo de 10 anos, a empresa foi convidada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio do secretário Leônidas Oliveira, a diversificar as receitas habituais feitas com os queijos do Serro, Canastra e Salitre, incluindo também as outras sete regiões também reconhecidas pela Unesco.
“Abraçamos a proposta da Secult na hora porque achamos incrível e é o que a gente faz desde a fundação. Então, fomos atrás dos produtores das regiões, desenvolvemos receitas e conseguimos produzir pães de queijos incríveis. Os produtos já estão à venda nas lojas e fizemos um evento de lançamento oficial dia 19/12. Queremos comunicar de forma mais clara o que estamos fazendo”.
Nova linha valoriza as regiões produtoras do Queijo Minas Artesanal
A nova linha terá as vendas por tempo limitado, mas voltarão ao cardápio de forma pontual ao longo de 2025. A ideia, para o ano que vem, é trabalhar cada região separadamente, valorizando a história e permitindo com que o consumidor aprecie cada região. Os produtos são vendidos para consumo imediato nas lojas da A Pão de Queijaria e também congelados, em pacotes de 350 gramas.
Para celebrar o reconhecimento por parte da Unesco, foram produzidos 140 quilos de pães de queijo de cada região. Os consumidores poderão conhecer as receitas feitas com o Queijo Minas Artesanal do Serro, da Serra do Salitre, Araxá, Campos das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Entre Serras – Piedade ao Caraça, Serras de Ibitipoca e Triângulo Mineiro. Das sete novas receitas, a criada com o queijo do Cerrado será integrada ao cardápio fixo da loja.
“A iniciativa é de grande relevância para o Estado, ela fomenta o nosso negócio e também o QMA e os produtores. É uma linha inédita e que, a princípio, será limitada. Porém, vamos manter a região do Cerrado em definitivo, isso, por dois fatores, pela logística e volume de fornecimento garantidos e também pela característica da receita. Então, a região do Cerrado passará a integrar nosso cardápio junto com as receitas do Serro, Canastra e Salitre que já trabalhamos desde a fundação”.
Crescimento da A Pão de Queijaria
Oferecendo produtos de alta qualidade e diferenciados, a A Pão de Queijaria segue registrando resultados positivos. Conforme Lucas Parizzi, 2024 foi um ano positivo para os negócios e as lojas encerrarão o período com alta de 10% no faturamento. Hoje, a empresa possui quatro unidades, todas em Belo Horizonte, localizadas na Savassi, Mercado Novo, Centro-Lourdes e Pampulha. Para 2025, a ideia é expandir ainda mais.
“Estamos estruturando a empresa para expansão. Queremos, em 2025, ingressar no mercado de São Paulo, abrindo uma loja na capital paulista. Há uma demanda do mercado de São Paulo vista em nosso site e nas redes sociais para que a gente abra uma loja lá. Estamos planejando e conversando com possíveis sócios”, explicou.
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