PAPO DE GESTÃO | Qual o segredo das empresas que vão atravessar com sucesso o durante e pós-Covid-19?

Fernanda Alvarez Beltran*
Qual o segredo das empresas que vão atravessar com sucesso durante e pós Covid-19?
Vão sobreviver as empresas que conseguem entender a sua essência e terão agilidade para adaptar a forma de melhor atender seus clientes.
Por que minha empresa merece sobreviver?
Por que a empresa faz o que faz? Qual o propósito da empresa para a qual você dedica sua vida? Sem essa clareza as mudanças serão pouco produtivas.
Como fazer?
1. Adaptabilidade
Lembra da famosa frase atribuída a Charles Darwin? “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.”
Empresas que não souberam se adaptar acabaram quando o contexto mudou, como é o caso Kodak, empresa do ramo fotográfico que de acordo com o New York Times, entre 1990 e 2015, teve uma queda de 89% do seu faturamento. Em contrapartida, empresas que se reinventam tendem a crescer, como a Havaianas, empresa que modificou seu nicho de consumo sendo uma das maiores histórias de sucesso de marketing no Brasil.
A única diferença na crise é que a adaptabilidade sai do “quadrante” de importante para o urgente, na Matriz de Eisenhower, e todos estão passando por isso também.
2. Agilidade na tomada de decisões
Não tenha medo de tomar decisões. No Aquila dizemos que “quem não planeja, é planejado”. O que isso significa nesse momento? Por exemplo, se você não tomar nenhuma medida em relação a sua folha de pagamentos, eventualmente pode perder todos os funcionários de uma vez só por perder toda a sua liquidez. Nesse caso, seria preciso avaliar: Qual o impacto da crise no faturamento? Qual a reserva de caixa eu possuo? Isso segura quantos meses da operação como está? Quanto tenho que reduzir os salários e jornadas para manter a equipe? Fatos e dados são a maior ferramenta contra a insegurança na tomada de decisões rápidas.
3. Escalabilidade
Como produzir mais usando menos recursos? Um grande caso de sucesso é o Magazine Luiza, que começou com lojas físicas e adaptou seu negócio também para o e-commerce, atendendo as necessidades dos seus clientes e trazendo visibilidade para fornecedores que talvez não tivessem credibilidade para vender seus produtos on-line. Nessa situação: cliente ganha, fornecedor ganha, empresa ganha. Quer coisa melhor? Ótimo caminho para a uma adaptação.
4. Transparência
Tomou a decisão? A transparência é o melhor caminho. Nesse momento é até questão de humanidade. Ao explicar novas ações às partes interessadas, fatos e dados caem muito bem. Esse tipo de clareza deixa clientes, colaboradores, fornecedores e investidores mais tranquilos de que a empresa está pensando no todo e dando seu melhor.
5. Disciplina
No Aquila citamos muito um estudo realizado em Harvard em que 90% das estratégias falham no momento da implantação. A disciplina é o melhor caminho para tirar as coisas do papel. Crie um cronograma para você e se for gestor, para sua equipe!
O que fazer?
Confiar nos talentos que estão na empresa para adaptar a forma e continuar entendendo os clientes durante e pós crise com os diferenciais necessários. Observe que tecnologia e processos estão definidos dentro das premissas pré-existentes, logo, no momento em que o contexto está totalmente dinâmico, só pessoas são capazes de adaptá-los e redesenhá-los, conforme for preciso.
Quanto mais multifuncional for essa equipe, maior as chances de prosperar. Isso acontece porque dentro da cadeia de valor um aspecto que pode aumentar a produtividade em um processo pode gerar gargalos em outro, mas se há um responsável de cada um desses processos na equipe fica mais fácil avaliar efeitos colaterais para decisões mais efetivas. Avaliar efeitos colaterais é outra regra de ouro da equipe Aquila, e deve entrar para o DNA de uma equipe que sabe gerir uma empresa com sucesso.
Boa jornada!
*Consultora em gestão com mais de 10 anos de experiência atuando no Brasil, na Holanda, na Bélgica, na França e nos Estados Unidos
Ouça a rádio de Minas