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Parafusos ganham status em empresa sulista

Parafusos ganham status em empresa sulista
Schwarz: maioria dos comércios tem os parafusos como sendo um item a mais no mix | Crédito: Divulgação/Parafuso Fácil

Vender parafusos na internet foi o “pulo do gato” do empresário Paulo Roberto Schwarz, em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Há 25 anos no comércio físico de ferragens, o empreendedor conseguiu, inclusive, financiamento pela linha Inovacred da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para colocar o site Parafuso Fácil (www.parafusofacil.com.br) no ar. Dentro do portal já são mais de 15 mil itens cadastrados e a expectativa é chegar a 40 mil.

“Comecei minha vida como empreendedor, vendendo parafusos. Com o tempo a loja cresceu e foram agregados outros itens, mas os parafusos continuaram sendo minha especialidade. Isso é raro, porque a maioria dos comércios tem os parafusos como sendo um item a mais. Queria fazer algo inovador e fui buscar inspiração na nossa expertise. A partir daí estudei o mercado no mundo e encontrei algo relacionado na Alemanha e nos Estados Unidos”, relembra Schwarz.

O lançamento do site para o público foi no início do ano e já foram feitas vendas para todos os estados da federação, sendo Minas Gerais o segundo maior comprador, atrás apenas de São Paulo. A expectativa era de que as principais vendas fossem de parafusos especiais para máquinas e outras demandas industriais. A surpresa, impulsionada pelo distanciamento social imposto pela pandemia, foi o grande número de clientes pessoa-física.

“Existe uma gama gigantesca de parafusos, dos de uso doméstico, que custam centavos; até os específicos para grandes máquinas industriais e para veículos ‘fora de estrada’, por exemplo, que podem custar até R$ 1.500 a unidade. A pandemia levou as pessoas para dentro de casa e aí surgiram as necessidades de pequenos reparos e a onda da bricolagem. Dessa forma, tivemos uma demanda surpreendente de pessoas comuns, que compram em pequena quantidade e não tinham onde comprar ou não estavam dispostas a sair de casa”, pontua o empresário.

Para entregar a melhor experiência de compra para o cliente, o site foi desenvolvido com filtros especiais de acordo com as especificidades do produto e mantém uma equipe de consultores à disposição. Além disso, até as embalagens foram pensadas, sendo feitas em um modelo zip com material resistente, que impede que o parafuso rompa o plástico.

Além disso, contém uma etiqueta com a imagem do produto, sua descrição e tecnologia de QR Code que permite a recompra simplificada do mesmo item. O e-commerce permite a compra de qualquer quantidade, oferecendo preços diferentes para a unidade, embalagem fechada ou conjunto de cinco embalagens.

“Já efetuamos vendas desde uma arruela – que custava 40 centavos – até itens industriais e uma compra que pediu 230 itens diferentes. As pessoas, às vezes, se espantam porque alguém comprou um produto que custa centavos e pagou um frete de R$ 20. Digo que cada um sabe o tamanho da sua necessidade. Talvez na cidade dele não tivesse aquele produto e viajar apenas para comprar uma arruela ficaria mais caro. O meu interesse é ajudar o cliente a resolver o seu problema, seja ele qual for”, completa o idealizador da Parafuso Fácil.

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