Parceiras de décadas, Convaço e Usiminas fecham novo contrato

Recentemente, a Convaço firmou mais um contrato de três anos com a Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais (Usiminas) para atuar na preservação da Coqueria 2 da unidade de Ipatinga, no Vale do Aço. A empresa será responsável por garantir a eficiência operacional, produtividade e disponibilidade dos fornos do equipamento, em um projeto que vai empregar 200 colaboradores.
O novo acordo fortalece uma parceria de décadas entre a prestadora de serviços em engenharia de montagem e manutenção industrial e a gigante da siderurgia brasileira. Nascida em 1970, a também ipatinguense Convaço atende a Usiminas praticamente desde sua fundação. O primeiro negócio fechado pelas companhias foi em 1971, para a prestação de serviços de eletromecânica.
Houve sinergia. No decorrer dos anos, as empresas fecharam diversos outros contratos, como para manutenção de telhados da usina, grande reparo eletromecânico na própria Coqueria 2 e reforma do alto-forno 1. Atualmente, a Usiminas é a principal cliente da Convaço. A companhia mantém, inclusive, um revelante quadro efetivo de funcionários na planta da siderúrgica.
“Dentro da Usiminas, hoje, apenas no contrato de refratário, que já temos há mais de 20 anos, são quase 200 pessoas. No de refrigeração, são pouco mais de 100 funcionários. O de eletromecânica também já tem um número expressivo. Então, juntando toda a equipe da Convaço que atende a Usiminas, são cerca de 1.000 funcionários. Com esse novo contrato (da Coqueria 2), serão mais 200 colaboradores para somar a equipe”, disse o gerente comercial da Convaço, Carlos Quintão.
Além da Usiminas, Convaço presta serviços para outras notáveis siderúrgicas, mineradoras e produtoras de celulose
Consolidada no mercado, a Convaço presta serviços, sobretudo, para o setor siderúrgico, de mineração e de celulose. Além da Usiminas, a companhia atende a Aperam South América, ArcelorMittal Brasil, Samarco, Anglo American e Cenibra, por exemplo. São em torno de 2.500 empregados efetivos, número que pode subir ainda mais conforme os projetos em andamento.
“Atuamos não somente com contratos fixos, mas também com obras temporárias. Temos cerca de 2.500 funcionários fixos em contratos continuados e esse efetivo flutua até mais de 3.000, 3.500, dependendo dos projetos, especialmente em períodos determinados”, explicou Quintão.
O gerente comercial da Convaço exemplifica citando um atendimento prestado à Cenibra em setembro, época em que a produtora de celulose realizou uma parada de 30 dias em Belo Oriente para manutenção geral da planta. O trabalho envolveu 500 funcionários adicionais, sendo que a prestadora de serviços já mantém um quadro permanente de quase 400 colaboradores no local.
Diferenciais e unidades de apoio
A principal atuação da Convaço é em Minas Gerais, mas a empresa também presta atendimento em outros estados, principalmente, do entorno do território mineiro. São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Mato Grosso estão entre eles. E, segundo Quintão, a companhia está em busca por novos contratos no mercado, que sejam parcerias éticas e duradouras.
Conforme ele, os diferenciais da prestadora de serviços estão, justamente, no compromisso, respeito e ética com os negócios. O gerente comercial ainda diz que a companhia preza bastante pela segurança e produtividade dos empregados e por uma entrega de qualidade que dê resultados para os clientes. De acordo com Quintão, outro ponto forte da Convaço, diz respeito a flexibilidade e agilidade em mobilizar mão de obra, graças a uma gestão descentralizada.
Para apoiar os trabalhos, a Convaço tem filiais em lugares como Timóteo, Mariana, Itatiaiuçu e em cidades paulista e capixaba e um escritório em Belo Horizonte. Já seu escritório central fica em Ipatinga. A empresa ainda tem uma unidade em Santana do Paraíso, que abriga equipamentos e um braço industrial da companhia, a Convaço Service, que atende, sobretudo, hidrelétricas.
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