Parceria beneficia projetos na bacia do rio Doce

14 de janeiro de 2021 às 0h15

img
Crédito: Divulgação / Fundação Renova

O primeiro ciclo da parceria entre a Fundação Renova e a BrazilFoundation para promover o desenvolvimento econômico e o empreendedorismo nos municípios afetados pelo rompimento da barragem de Fundão possibilitou o desenvolvimento de projetos em seis cidades mineiras e capixabas na bacia do rio Doce. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 738 mil em 13 projetos para estímulo a organizações sociais e microempreendedores.

O edital do primeiro ciclo foi lançado em janeiro de 2019 e, após a seleção de 13 projetos, iniciou-se o processo de capacitação para a modelagem e a gestão de empreendimentos sustentáveis por meio de aulas e consultorias (presenciais e virtuais) em temas como Gestão, Gestão Financeira, Comunicação, Marketing, Precificação e Acesso ao Mercado.

O trabalho desenvolvido ao longo de 19 meses, de março de 2019 a setembro de 2020, beneficiou diretamente 538 pessoas com ações de fortalecimento da gestão e estrutura de negócios locais. A partir da iniciativa, os empreendedores tiveram resultados expressivos na gestão dos negócios, desenvolvimento e aprimoramento de produtos e serviços e ampliação da capacidade de comercialização, o que proporcionou um aumento da renda obtida a partir dos projetos.

“Os projetos contribuíram de forma significativa para tornar os negócios participantes mais competitivos e fortalecer seu potencial de geração de renda, a partir do aprimoramento de atividades já desenvolvidas pelas comunidades. Cerca de 50% dos empreendimentos incorporaram novos colaboradores ou criaram postos de trabalho”, diz o analista de Economia e Inovação da Fundação Renova, André Mapa.

Os 13 grupos produtivos estabeleceram uma estrutura com equipamentos adequados para aumentar o volume e a qualidade da produção. E cerca de 75% já reportaram elevação nos resultados.

Em paralelo, foi realizado um monitoramento para avaliação de planos de negócios e definições de indicadores de resultado, com acompanhamento da execução dos projetos por meio de reuniões periódicas e de suporte técnico.

Em Minas Gerais, foram selecionados dez projetos. Entre eles está a  Associação dos Pescadores e Amigos do Rio Doce (Apard), em Governador Valadares. O projeto consiste no incremento da piscicultura social e transferência de tecnologia para criação de peixes em tanques-rede – Projeto Surubim

Também foram selecionados projetos do Sindicato dos Agricultores Rurais de Ipaba, da Associação de Cooperação Agrícola 1º de Junho, em Tumiritinga, do  Atelier Lar Doce Lar, em Resplendor do Conselho de Desenvolvimento Comunitário do Barbosa, em Sem Peixe, entre outros.

No Espírito Santo, três projetos foram selecionados, todos em Baixo Guandu. 

A parceria entre a Fundação Renova e a BrazilFoundation está no seu segundo ciclo. Os 10 projetos selecionados na 2ª etapa já estão em andamento e os resultados deverão ser divulgados a partir do próximo ano.

A BrazilFoundation é uma organização internacional, com sedes em Nova York e no Rio de Janeiro, com atuação independente, com o objetivo de mobilizar recursos para ideias e ações que contribuam para promover igualdade, justiça social e oportunidade para os brasileiros. A BrazilFoundation busca doadores individuais e parceiros institucionais para a apoiarem.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail