Grupo Pardini tem recordes positivos no primeiro trimestre de 2022
Referência nacional em infraestrutura diagnóstica, o Grupo Pardini divulgou, nessa quinta-feira (12), seus resultados operacionais e financeiros referentes ao primeiro trimestre de 2022. O período foi muito positivo com recordes históricos em volume de exames e receita bruta, e recordes em EBITDA, lucro líquido, lucro bruto, margem de EBITDA, ROIC sem ágio para um primeiro trimestre.
De acordo com as informações divulgadas, no período foram 38,7 milhões de exames realizados (volume 19% maior do que o mesmo período de 2021) e R$ 582,4 milhões de receita bruta (13,4% superior ao primeiro trimestre do ano anterior). Quatro fatores explicam a boa performance: o crescimento em vendas nas duas unidades de negócios (PSC e Lab-to-Lab), as aquisições realizadas recentemente, o ganho de market share e a expansão em São Paulo.
O faturamento proveniente das unidades de atendimento direto ao paciente (PSC), em São Paulo, mais que dobrou, se comparado com o primeiro trimestre de 2021. Trata-se de um resultado positivo do contrato de exclusividade com uma grande operadora de Saúde, com mais de 700 mil vidas, além do credenciamento de outras operadoras.
Os outros dados recordes para um trimestre foram lucro bruto (R$164,6 milhões) – aumento de 20,0% no 1T22 quando comparado ao 1T21; lucro líquido (R$63,9 milhões) – aumento de 27,5% quando comparado com o 1T21; EBITDA (R$140,2 milhões) – aumento de 31,8% em relação ao 1T21; margem de EBITDA (25,9% no 1T22, ante 22,3% no 1T21) e ROIC sem ágio (46,9% no 1T22, aumento de 1220 bps quando comparado com o mesmo trimestre do ano anterior).
“O resultado do primeiro trimestre foi um fenômeno. Conseguimos equilibrar custos e despesas em um ambiente inflacionário. Os recordes da companhia são consequência da execução bem-sucedida da nossa estratégia. Os M&As realizados recentemente já geram valor aos acionistas e as novas frentes inovadoras de receita seguem com crescimentos importantes para o portfólio de negócios do Pardini”, comentou o CFO Camilo de Lelis.
O que vem por aí
No decorrer do ano, o Grupo busca consolidar o Precision Care. Recém-lançada para os médicos, a plataforma de relacionamento digital vai conectar pacientes, prescritores, operadoras de saúde, empresas, hospitais, laboratórios e indústria farmacêutica. No canal, todos os produtos e serviços que a rede de laboratórios oferece, estarão acessíveis para todos esses públicos. Os dados históricos dos pacientes permitirão insights e análises relevantes para todo o ecossistema de saúde.
Também recém lançada no mercado, a marca Saúde Mob – o delivery em saúde do Grupo Pardini – será ampliado para outras praças estratégicas em uma operação atrelada com o Lab-to-Lab (unidade de negócio B2B) da companhia. Para isso, a companhia pretende se unir a seus mais de 6 mil laboratórios parceiros em todo o país, além de utilizar sua estrutura tecnológica e a malha logística já estabelecida que chega a mais de 2 mil municípios, diariamente.
O serviço tem o conceito anywhere lab, funciona 24 horas em Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Pará, com a oferta de vacinas, análises clínicas e exames de ultrassom. A previsão é chegar a todos os estados brasileiros até o fim de 2023.
O Enterprise Digital chegará para evidenciar o modelo produtivo para os clientes do B2B. Funcionará como uma extensão do laboratório parceiro, Este, por sua vez, terá uma experiência digital diferenciada (inovadora e lúdica), com informação em tempo real sobre processamento de amostras reduzindo dúvidas e tempo de suporte.
Ainda para o segundo semestre de 2022 a Pardis Distribuidora, que junto com o Apoio Hospitalar representa 5,5% da receita bruta da unidade de negócio Lab-To-Lab, dará um novo salto em inovação com o lançamento de um marketplace. A plataforma será uma rede aberta para negócios não só com os 6 mil laboratórios parceiros do Grupo, mas também com empresas de outros segmentos.
“O Pardini vai se consolidando como maior grupo de infraestrutura diagnóstica do Brasil. Seguimos firme a estratégia de fortalecimento do setor, fundamental para toda a cadeia de saúde do Brasil. Estamos acelerando a priorização de um mercado de alto potencial, como São Paulo, ao mesmo tempo em que investimos fortemente em inovações para melhorar o acesso da população à saúde”, finalizou o CEO Roberto Santoro.
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