Negócios

Empreendedores apostam em diferentes estratégias para a Páscoa

Ovos de Páscoa gourmet de sabores diferenciados, chocolates artesanais em barras, trufas e doces temáticos que remetem a símbolos da festividade estão entre os destaques
Empreendedores apostam em diferentes estratégias para a Páscoa
Crédito: Iris Aguiar

Com a proximidade da Páscoa, a busca pelos ovos de chocolate é grande, não apenas no varejo tradicional, mas também junto a empreendedoras que apostam nos produtos artesanais, que se destacam pelas características e sabores únicos. Entre os itens que serão mais produzidos neste ano, estão: ovos de Páscoa gourmet de sabores diferenciados, chocolates artesanais em barras, trufas e doces temáticos que remetem a símbolos da festividade.

Este é o caso da proprietária da Brownie da Loh, Lorena Fonseca, que tem expectativas de crescimento de 20% nas vendas frente a 2023, após optar por investir na criação de pequenas lembrancinhas para aumentar o percentual de faturamento. Ela conta que, atualmente, as redes sociais servem como os principais geradores de lucro para o negócio.

“Em 2023, trabalhei somente com os ovos grandes. No entanto, percebi que um produto de menor valor possibilita ao cliente presentear mais pessoas e, com isso, ele acaba comprando mais”, afirma.

Crédito: Divulgação

Com a estratégia, a empreendedora preparou uma seleção de pequenas barras de chocolate, mini bolos de cenouras com orelhas, bombons de cacau e pequenos ovos de 50g para serem comercializados na Páscoa deste ano.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Seguindo na mesma linha de novas estratégias em 2024, a empreendedora Juylha Castro, criadora da Doces da Juylha, também espera um aumento de 20% nas vendas, ao apostar em novos sabores, formatos e na geração de expectativas dos seus clientes. Para os primeiros dias, já foram vendidos 2020 ovos, com expectativas de superar as 600 unidades totais de 2023.

No caso dela, o cardápio preparado para este ano, inclui ovos de páscoa artesanais, de colher trufados e kits para degustação dos clientes. “Para promover uma bela experiência para o cliente, decidimos criar um kit composto por seis opções de doces diversos. São ovos menores, com os produtos já reconhecidos na cidade”, afirma Juylha Castro.

Preparativos para a Páscoa 2024

Segundo pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas) com 99 empreendedores de Minas Gerais que integram o projeto “Jornada da Confeitaria”, oito em cada dez empresários destacaram o encarecimento da produção artesanal devido aos insumos para a Páscoa deste ano.

Ainda assim, a maior parte dos confeiteiros de chocolate (76%) espera um resultado mais positivo para a Páscoa em 2024 sobre a data no ano passado, com mais da metade (56%) dos entrevistados tendo expectativas de um faturamento entre 11% e 30% maior.

Os gastos com os ingredientes e equipamentos necessários impactaram o bolso de 76% dos entrevistados. Ainda conforme o levantamento, fatores como embalagens, mão de obra, logística e marketing também afetaram o preço de venda definido pelos empreendedores.

páscoa empreendedores
Crédito: Grupo Supernosso / Divulgação

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, é importante que o dono de negócio saiba dos custos necessários e possíveis variáveis para criar o valor cobrado de forma correta.

“Uma alternativa para tornar o produto mais acessível é oferecer no cardápio opções com porções ou tamanhos menores, tornando viável a compra não só para saborear, como também para presentear as pessoas mais próximas com um produto especial”, destaca.

Os esforços para a criação de novos produtos atrativos também é tendência entre os empreendedores, com mais de 70% respostas positivas para a estratégia.

Os produtos que serão mais produzidos neste ano são:

  • ovos de Páscoa gourmet com sabores variados (72%)
  • chocolates artesanais em barras, trufas, etc (57%)
  • doces temáticos que remetem a símbolos da festividade (41%)

“O mercado está em constante transformação. Por isso, os empreendedores devem estar atentos aos novos hábitos de consumo e às tendências e técnicas. Inovar não é uma opção, e sim uma necessidade para continuar nesse mercado, complementa Marcelo Silva.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas