Pasta de amendoim e castanhas rende milhões

É da “dor” ou necessidade de muitas pessoas que diversos negócios surgiram nos últimos anos. A OriginalBlend, empresa paulista especializada em pastas e produtos feitos com oleaginosas, nasceu, em 2015, da experiência da fundadora Laise Corti, que foi instigada pela nutricionista a experimentar as opções enquanto alimentos benéficos para a dieta.
No início, a empresária, a título de testes, produziu para consumo próprio, com uma máquina de triturar castanhas e amendoim comprada e parcelada em 12 vezes. À época, as pastas que não eram consumidas por Laise Corti começaram a ser anunciadas por redes sociais e levadas também ao grupo de corridas em que ela participava.
A história mudou quando uma amiga, influenciadora digital, anunciou a pasta em seu perfil. Rapidamente, Laise Corti percebeu que o negócio, que em 2021 registrou um faturamento de R$ 3 milhões, não era apenas local, mas nacional. Para 2022, a empresa espera crescer ao menos 50% em todo o País.
Somente em Minas Gerais a empresa faturou, no ano passado, R$ 570 mil, ou 19% do faturamento total. Com a relevância do Estado para o empreendimento, a fundadora visitou, pessoalmente, redes de supermercados como o Verdemar, o Supernosso e a Boníssima para expandir as vendas e dar conhecimento à marca.
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“Minas já era expressiva em nosso e-commerce. E nós sabemos que o mercado mineiro é difícil, mas que é o mais fiel também. É por isso que estamos investindo em comunicação e marketing de influência, comunicação e divulgação. Além disso, nós já apresentamos os produtos a esses supermercados para conseguir ter uma canalização de distribuição mais ampla, já que é esse o perfil de público de interesse da marca”, afirma Laise Corti.
Produtos para expandir
Para expandir a presença no Estado, onde a empresa já garantiu espaço em Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete, Juiz de Fora, Lavras, Muriaé, Poços de Caldas, Três Corações, Ubá, Uberaba, Viçosa e Visconde de Rio Branco, a empresa analisou o cenário pandêmico e a redução do poder de compra da população em geral e lançou um linha de produtos: a Pop Nut.
Segundo Laise Corti, diferente dos demais produtos da OriginalBlend, que são livres de açúcar, lácteos e glúten, a Pop Nut conta com um mix de matérias-primas mais baratas.
“A gente manteve a mesma qualidade de procedência, o mesmo cuidado e o sabor dos produtos, mas de forma a servir a todos, com um custo-benefício mais interessante. E a gente entendeu que era necessário criar uma linha que não necessariamente fosse totalmente sem leite ou açúcar, porque muitas pessoas consomem o produto porque é gostoso e não só por questões restritivas”, reforça a fundadora.
Ainda em consideração à pandemia e à perda de parte do poder de compra da população, a ideia também é ampliar o alcance para que as pessoas não precisem optar por outras marcas ao verem o dinheiro “mais curto”, conforme completa Laise Corti. Nesse sentido, a empresa reduziu o custo dos produtos da linha Pop Nut em 30% para facilitar a entrada em novos mercados e garantir que mais pessoas tenham acesso à marca.
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