Negócios

Patrus entrega mais uma casa pelo ‘Um Dia Imap para Reformar’

Patrus entrega mais uma casa pelo ‘Um Dia Imap para Reformar’
Marco Antônio Patrus na entrega da casa para Evandro Silva | Crédito: Divulgação / Patrus

Empresas do Brasil e do mundo têm se debruçado sobre questões ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês). Abordagens que atualmente ocupam cada vez mais espaço na pauta econômica global. No entanto, essa é uma política que está intimamente ligada à trajetória da Patrus Transportes, desde a sua criação, há quase 50 anos.

Mais do que acompanhar uma tendência, a empresa, especializada no transporte rodoviário de carga fracionada, com sede em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), busca iniciativas que vão além desse conceito.

Um exemplo disso é que a Patrus Transportes acaba de entregar a 13ª casa pelo projeto ‘Um Dia Imap para Reformar’, uma ação que teve início em 2009 e foi reformulada em 2019 com o objetivo de realizar obras de infraestrutura e ampliação nas casas de colaboradores da companhia – em todo o País -, que tenham renda familiar de até três salários mínimos.

Também são critérios para a inscrição: possuir a documentação do imóvel – que deve estar localizado em um lugar seguro -, e o colaborador ter pelo menos seis meses na empresa. Os critérios possuem notas diferentes que permitem a classificação por pontos. Além do edital interno, uma comissão julgadora analisa e confirma se a residência cumpre os requisitos. Na sequência, a Patrus contrata a execução da obra e assume todos os custos. Atualmente, a empresa tem mais de três mil colaboradores, em 85 filiais, em 10 estados do País.

Uma nova realidade – O auxiliar de transportes Evandro Matheus da Silva tem 24 anos de trabalho dedicados à Patrus Transportes. Morador do bairro Icaivera, em Betim, ele foi o contemplado da edição mais recente, entregue no dia 23. Uma iniciativa que vai transformar completamente a qualidade de vida dele, da esposa (Teresinha) e da filha, Fernanda Vaz, que foi jovem aprendiz na Patrus e a responsável pela inscrição da residência da família no projeto.

A Gerente de Manutenção Predial na Patrus Transportes, Fernanda Sampaio, que é engenheira civil e voluntária nessa ação, contou que, embora o projeto seja voltado para uma reforma, a situação encontrada na residência era tão delicada que exigiu a demolição e a reconstrução total do imóvel.

“A casa do Evandro Silva teve que ser demolida e reconstruída, pois a estrutura estava com risco de desabamento. Além de todos os cômodos reconstruídos, fizemos os pilares de sustentação, o alicerce e a fundação adequada. O imóvel não aguentava uma obra e por isso teve que ser demolido para começarmos do zero”, explicou Fernanda Sampaio.

Ainda de acordo com a engenheira, a residência também não possuía revestimento. Já no novo imóvel foi instalado piso nos quartos, sala, cozinha, banheiro e na área de serviço. A casa ainda ganhou um espaço para lazer e uma varanda. Além disso, a cozinha e os quartos foram ampliados.

Para Evandro Silva, o melhor e mais inesperado presente de Natal que a família poderia receber. “Fiquei muito emocionado ao entrar na minha casa nova e ver o quanto ela está linda. Posso dizer, sem dúvida, que a Patrus e o Imap transformaram a minha vida e da minha família”, resumiu o auxiliar de transportes.

Multiplicando boas ações – O projeto ‘Um Dia Imap para Reformar’ é apenas uma das ações do Instituto Marum Patrus (Imap), braço social da Patrus Transportes, criado em 2008. Com a casa entregue neste mês, beneficiando a 13ª família, a empresa alcançou um investimento de R$ 340 mil, desde o redesenho dessa ação, em 2019.

Naquele ano, foram reformadas casas em São Joaquim de Bicas (MG), Campinas (SP), Guarulhos (SP), em Salvador (BA), Itabuna (BA) e em Sete Lagoas (MG). No ano seguinte (2020) foram reformadas três casas: duas em Juiz de Fora (MG) e uma em Uberlândia (MG).

Já em 2021, além da casa entregue neste mês, em Betim (MG), houve reformas em Feira de Santana (BA); Salvador (BA) e em Itabuna (BA). Nos primeiros meses de 2022 serão entregues casas em Novo Hamburgo (RS), Manhuaçu (MG) e Uberaba (MG).

A gestora do Imap, Olga Mendes, reforça que, além de incentivar o voluntariado, o projeto tem o objetivo de dignificar a vida de colaboradores e seus familiares. “Acreditamos e investimos nessa ação porque vai muito além de exercer o pilar social do ESG. Estamos proporcionando melhores condições de vida para trabalhadores que não poderiam executar essas melhorias. É uma iniciativa que fomenta o voluntariado, criando uma rede de solidariedade entre nossas equipes e as comunidades no entorno”, conclui.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas