Negócios

Patrus Transportes incentiva equipe à prática esportiva

Patrus Transportes incentiva equipe à prática esportiva
Braga: é algo que veio de encontro com o pilar do ESG | Crédito: Divulgação

Com o fechamento de parques e academias durante o período de pandemia, muitas pessoas deixaram de realizar exercícios físicos por tempo indeterminado. Entretanto, isso não é uma novidade tão grande. De acordo com uma pesquisa realizada pela Ipsos, uma das maiores empresas de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo, a população brasileira é uma das que menos aderem à prática de atividade física – cerca de três horas por semana, a metade da média global (seis horas por semana).

Pensando na saúde a longo prazo dos seus colaboradores, a Patrus Transportes, uma empresa de soluções em transporte de carga fracionada sediada em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), fechou parceria com a VIK – startup que nasceu para ajudar as empresas a melhorarem a saúde de seus colaboradores, implementando um programa que visa transformar a vida das pessoas e o resultado das corporações.

“O nosso principal objetivo realizando essa parceria é conseguir aumentar o engajamento dos nossos colaboradores, fazendo com que eles saiam da inércia. Temos GymPass, mas não adianta oferecermos isso, sem aproveitar da forma correta. A VIK vem como uma forma de desafio”, explica o Gerente de SESMT, ESG e Farma da Patrus Transportes. Vinicius Braga.

Desde o lançamento do programa, já são mais de 500 atletas cadastrados, mais de 11 mil atividades registradas e mais de 848.500 minutos em movimento. “Além de todos os cupons e benefícios que a VIK disponibiliza, a Patrus Transportes oferece para seus colaboradores diversos prêmios em sua loja exclusiva no VIK Bônus. Dessa forma, os colaboradores podem trocar o movimento por recompensas ao longo do ano como por exemplo: camisas, garrafinhas e até PIX. Já acumularam mais de 163 cupons resgatados pelos colaboradores da Patrus. Para a VIK, é muito importante ajudar a transportadora a atingir o objetivo de mudar a vida dos seus colaboradores dentro e fora da empresa”, explica o sócio-fundador da VIK, Pedro Reis.

A Patrus Transportes é a primeira empresa do Brasil a conquistar o selo BV ESG 360 pelo Grupo Bureau Veritas. “A temática da ESG tem um pilar que é a prática de saúde e bem-estar. A VIK contribuiu com o nosso trabalho por ser uma prática que promove, realmente, a saúde do colaborador. É um estimulador, então a plataforma consegue tirar a pessoa da inércia e fazer com que ela ganhe muito mais em saúde. Essa ação de engajar as pessoas, incentivar a prática de saúde física, está diretamente ligada ao pilar de saúde e bem-estar. Isso ajuda muito as pessoas a serem mais proativas, terem mais autoestima. É algo que veio de encontro com o pilar do ESG”, entende Vinicius Braga.

Importância das estratégias ESG

A sigla ESG (Environmental, Social and Governance) tem se tornado cada vez mais comum no ambiente corporativo. Criado com o principal objetivo de definir boas práticas, a ESG é relacionada às ações voltadas para os pilares E, de sustentabilidade, e G, de governança. Para se ter ideia, de acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Ambima), em fevereiro de 2021 o patrimônio líquido dos fundos na categoria sustentabilidade e governança foi de R$ 1,07 bilhão, quase o dobro que em 2020. Foi durante a pandemia que o pilar Social ganhou ainda mais força, destacando a importância do cuidado com a saúde física e mental dos colaboradores.

Para o também sócio-fundador da VIK, Tomás Camargos, o pilar S, que refere-se à saúde, é um pilar importante e que precisa ser levado em consideração pelas empresas. “O S de ESG faz referência à responsabilidade social e ao que as corporações estão fazendo para mudar a situação da comunidade onde está instalada. Mas antes de cuidar do ambiente externo, a preocupação com a comunidade interna, ou seja, os colaboradores, é um ponto de partida para começar ações dentro do pilar S. Foi assim com a Patrus, que usa o programa de saúde da VIK e, por meio do uso do nosso app, conseguiu comprovar que seus colaboradores estavam praticando atividades físicas, e mais, que estavam criando um hábito saudável”, diz.

Importância do incentivo às atividades físicas

Na hora de realizar os desafios é importante sempre pensar na melhor forma para que os colaboradores se engajem. “A VIK tem por princípio que um bom hábito se adquire com 21 dias, mas permanece a partir de 40. Então, o desafio costuma durar mais de 40 dias para que o hábito se torne permanente. E é essa a intenção, de fazer as pessoas saírem da inércia. Dentro do aplicativo, o colaborador tem duas opções: marcar um tempo para uma atividade ou assistir aula on-line. Eles também podem abrir um chat, como se fosse um feed de notícias e ver o que os outros colaboradores fizeram de atividades. Nós também temos o ranking de atletas em geral e os específicos. As pessoas que se destacaram, recebem um kit. É uma forma de incentivar eles”, conta Braga.

Para Tomás Camargos, a dificuldade de implementar um programa de saúde para as organizações, é justamente trazer adesão e manter as pessoas engajadas – independentemente do que é o produto final. “Quando se há uma plataforma de saúde para o colaborador, a maior dificuldade é fazer as pessoas usarem e continuarem utilizando. Na VIK, nós temos como estratégia e metodologia oferecer estímulos variados e contínuos para pessoas de qualquer perfil e momento de vida em que estiverem. Por isso, acredito que nosso trabalho tornou-se tão importante nesse momento em que estamos vivendo”, complementa.

Além de incentivar os colaboradores a praticarem atividades físicas, também é importante reconhecê-los por isso. “Esses desafios que fazemos possibilitam as pessoas que, neste momento, não se sentem à vontade para estar na rua ou na academia, a fazer as atividades em casa por meio das videoaulas. É algo diferenciado, com uma diversidade grande, que ajudou muito os colaboradores. As aulas não se repetem, todas têm tipos diferentes de exercícios. Podemos perceber que é algo feito com qualidade e que traz um resultado positivo para quem está fazendo. Já tivemos relatos de colaboradores que estavam a muito tempo parados e falaram que era o empurrão que precisava para voltar, além de melhoras nos relacionamentos pela melhora no humor, por se sentir bem e tratarem as pessoas melhor”, diz Vinicius Braga.

Para Pedro Reis, unir o programa da VIK às empresas que queiram incentivar a atividade física, tornou-se ainda mais importante durante o período de pandemia, quando olhar para a própria saúde e para a de quem está ao redor se tornou essencial. Além disso, dentro do ambiente corporativo, cuidar dos colaboradores é uma forma de aproximá-los ainda mais da empresa. “Cada vez mais as empresas enxergam que as pessoas que cuidam da saúde física e mental, têm melhor autoestima, estão mais dispostas ao trabalho, a novos desafios. Quando uma pessoa muda um hábito de saúde, ela se sente mais empoderada. Principalmente em um período tão delicado como o da pandemia, para a empresa ter sucesso é preciso investir em quem faz a coisa acontecer”, finaliza.

No evento, o beach tennis foi conectado com as práticas ESG | Crédito: Nina Oliveira

Amcham-BH propõe adaptabilidade a gestores

A Câmara Americana do Comércio de Belo Horizonte (Amcham-BH) reativou as atividades presenciais com o Amcham Leadership Experience 2022: (Re) Connecting People & Global Trends. Foram realizadas três atividades de completa imersão para 62 executivos e empresários de algumas das principais empresas mineiras e que tiveram a oportunidade trocar experiências e discutir temas importantes como liderança, meio ambiente e mobilidade de uma forma diferente: jogando futebol no Mineirão, pilotando potentes carros esportivos ou praticando beach tennis.

“Foi uma alegria ver os nossos associados felizes e trocando experiências presencialmente, já que o nosso propósito é promover conexões entre os líderes do mercado corporativo mineiro”, destaca a gestora regional da Amcham-BH, Luciana Cortez.

No primeiro dia da atividade os participantes tiveram a oportunidade de aprender na prática como se adaptar a diferentes cenários, orientados pelo ex-jogador do Corinthians, William Machado. Durante a atividade, William Machado compartilhou um pouco da sua vivência no futebol e como esses aprendizados foram essenciais para seu sucesso profissional no setor de finanças. “O tema adaptabilidade e inovação na liderança é fundamental. Vemos grandes conglomerados que não conseguem se adaptar e, por isso, acabam perdendo competitividade ou simplesmente falindo. No futebol não é diferente, pois os times que possuem uma liderança inovadora conseguem não só ganhar o jogo, mas também elevar a qualidade da equipe”, afirma William Machado.

Para a diretora de Gente e Gestão do Grupo Friopeças, Renata Santana, a experiência foi fantástica, “pois foi possível colocar em prática os conceitos que vemos só em teoria”.

Colocar executivos em situações que só pilotos de provas de velocidade costumam ter foi uma das experiências de imersão promovidas pela Amcham no segundo dia do Leadership Experience, quando os convidados tiveram a oportunidade de acelerar Porsches e Mercedes de mais de 500 cavalos de potência na pista do aeroporto São Pedro, em Itaúna. Com o tema “Car Experience e o Futuro da Mobilidade: Liderança Corporativa” a atividade proporcionou muita adrenalina e emoção aos participantes.

Para o diretor industrial da Granvita, José Luís Santos, a experiência foi muito rica e inovadora. Segundo ele, um aspecto que chamou atenção e que pode ser transportado para o universo corporativo foi a tomada de decisão. “A prova da freada em cima do cone mostrou como é importante para um líder tomar a decisão na hora certa e sob forte pressão, ainda mais quando é você quem está no controle da situação”, ressalta. A outra atividade do Leadership Experience realizada no segundo dia do evento foi um debate sobre as questões que envolvem o modelo de gestão ESG e um campeonato de beach tennis, no qual os participantes puderam desenvolver novas habilidades e conhecimentos.

Em um mercado cada vez mais competitivo e no qual a sociedade pressiona para que as empresas se preocupem com as questões socioambientais, sai na frente a organização que coloca o conceito em prática. “O Leadership Experience foi uma nova iniciativa da Amcham-BH para conectar pessoas e tendências globais. Conectamos o beach tennis com as práticas ESG, pois o jogo e o termo viraram grandes fenômenos de popularidade, seja no lazer, seja no universo corporativo”, destaca o superintendente da Amcham-BH, Rafael Dantas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas