Negócios

Patrus vence Prêmio de Sustentabilidade na categoria Responsabilidade Social

Patrus vence Prêmio de Sustentabilidade na categoria Responsabilidade Social
Crédito: Freepik

A mineira Patrus Transportes, com sede em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foi uma das vencedoras do 7º Prêmio de Sustentabilidade Setcesp & Transporte Moderno, na categoria Responsabilidade Social. O resultado foi anunciado na terça-feira (30), pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), que promove o evento.

A premiação, realizada no Centro de Exposições Transamérica, elegeu vencedores em quatro categorias: Gestão Econômica, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Responsabilidade da Segurança Viária ou do Trabalho.

Vencedora na categoria Responsabilidade Social, a Patrus concorreu com o programa ‘Olhar ao Redor’, voltado para o combate à fome, geração de renda e apoio às ações de enfretamento ao coronavírus.

De acordo com o CEO da Patrus Transportes, Marcelo Patrus, em 2021, em decorrência da crise epidemiológica, a Patrus identificou a necessidade de realizar ações sociais mais consistentes, contribuindo para a redução dos impactos econômicos negativos. Uma ação voltada não apenas para os colaboradores e seus familiares, mas também para o entorno da empresa e a sociedade como um todo.

“O projeto ‘Olhar ao Redor’ nos permitiu aprimorar uma visão ainda mais cuidadosa para o nosso entorno. O projeto não apenas atingiu os objetivos iniciais como ultrapassou as metas estabelecidas. Mais do que um excelente resultado, nos sentimos realizados por transmitir a relevância da responsabilidade social aos nossos colaboradores, mostrando possibilidades de transformação de vidas, dignificando pessoas”, afirma Patrus.

Entre os principais resultados alcançados com o projeto é possível destacar: doação de mil cestas básicas através do projeto Galo Solidário e Unindo Forças BH; investimento de R$ 50 mil no fomento da economia circular com projeto na NaMarmita; entrega de 3.150 refeições para pessoas em vulnerabilidade social; capacitação de 56 jovens no sistema de aprendizagem on-line através do Jovem no Transporte; geração de renda para 138 pessoas através da capacitação profissional do Doces Descobertas; além de diversas outras ações, como a ampliação geográfica do projeto ‘Jovem no Transporte’ para quatro filais da Patrus Transportes.

Imap – O programa ‘Olhar ao Redor’ foi desenvolvido no escopo de ações do Instituto Marum Patrus (Imap), uma Organização Filantrópica fundada pela Patrus Transportes, em 2008, com o intuito de formalizar e expandir os projetos sociais da companhia.

Batizado com o nome do fundador da empresa, Marum Patrus de Souza, desde a criação o Imap já realizou diversas ações de solidariedade e de desenvolvimento social. Os projetos implementados têm como principais objetivos: incentivar o voluntariado, promover assistência social, incentivar a qualificação profissional e melhorar a qualidade de vida dos públicos atendidos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas