Negócios

Payface permite pagar sem cartão, celular ou documento

Tecnologia, que usa biometria do rosto, “promete” compra mais segura
Payface permite pagar sem cartão, celular ou documento
A Payface é uma startup de pagamento por reconhecimento facial fundada em 2018, em SC | Crédito: Divulgação/ PAYFACE

Fundada em Florianópolis em 2018, a Payface, uma startup de pagamento por reconhecimento facial, já está presente no interior de Minas Gerais há cerca de um ano. A tecnologia de pagamento por biometria do rosto promete uma compra mais simplificada, rápida e ágil, e já é utilizada em quatro lojas da Rede de Supermercados D’Ville, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Segundo o Chief Revenue Officer na Payface, Felipe Campos Barroso, ao todo são 37 estações de checkout, sendo seis de self-checkouts espalhadas pelas unidades.

“Neste ano, passamos a oferecer Payface em 100% dos PDVs (pontos de vendas). E apenas nos quatro primeiros meses de 2023 ampliamos em mais de três vezes o número de usuários e transações, proporcionalmente ao crescimento de lojas”, diz.

Além disso, o objetivo para os próximos meses é investir em ações de marketing junto ao D’Ville para atingir mais consumidores e aumentar o share de usuários e transações.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rede em Uberlândia já faz uso do reconhecimento facial

Ainda conforme Barroso, no caso da rede mineira, a Payface está integrada ao aplicativo Clube de Vantagens. O cliente pode fazer uso do reconhecimento facial para se identificar ou para fazer o pagamento das compras usando somente o rosto. 

“É uma facilidade para o cliente, que não precisa falar dados pessoais em voz alta ou digitar qualquer número. Nem na hora de fazer o pagamento. Basta informar ao operador de caixa que vai pagar com o serviço e iniciar a identificação com o rosto. Após feito o checkout dos itens, com um só clique ele confirma o pagamento. Simples, prático, seguro e sem precisar carregar carteira ou cartão de crédito”, detalha.

Chief Revenue Officer na Payface, Felipe Campos Barroso, posa para foto sorrindo
Barroso: entregamos uma experiência mais simplificada | Crédito: Divulgação/Payface

Uma experiência de compra mais simplificada, rápida e ágil – é que propõe a startup. Para o consumidor final, funciona como um meio de pagamento alternativo que facilita o dia a dia. Com o cadastro de um cartão de crédito como meio de pagamento, ele faz compras usando somente o rosto.

Já para o varejista, funciona como uma tecnologia robusta de ponta a ponta, integrada com o sistema do ponto de venda e arranjo de pagamentos. 

“Estamos integrados com todo o ecossistema de pagamentos, desde bandeiras de cartões de crédito de arranjo aberto e private labels, wallets (carteiras virtuais), emissores e adquirentes oferecendo uma solução de implantação relativamente rápida comparado à média do mercado”, defende.

Varejista ganha agilidade

Os benefícios para o varejista são diversos: ser referência de inovação na evolução de checkouts mais rápidos; a diminuição das filas nos caixas por ser um meio de pagamento muito mais rápido que os métodos tradicionais; o aumento na recorrência de compra do cliente por ter uma experiência de pagamento mais ágil e a diminuição de fraudes.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas