PBH amplia em 398% prestação de serviços on-line
Fazer um pedido à Prefeitura de Belo Horizonte tem se tornado cada vez mais fácil e rápido. Pela palma da mão ou de um computador ou tablet que tenha internet, cidadãos de qualquer parte da cidade podem se comunicar com a administração municipal com apenas alguns toques. Sem filas, sem custos de deslocamentos e em qualquer dia e horário.
Para avançar nesse processo de modernização, o município tem atuado de maneira permanente para ampliar e simplificar os serviços on-line ofertados a cidadãos e empreendedores. Só nos últimos cinco anos, a prefeitura praticamente quadruplicou a cartela de serviços digitais em seu Portal de Serviços. Em dezembro de 2016, a população contava com 168 serviços digitais e, hoje, já são 669. Um salto de 398% no comparativo.
No Portal de Serviços, o cidadão encontra informações sobre mais de 1.200 serviços ofertados e visualiza as características, os requisitos, a unidade responsável, documentos eventualmente necessários, entre outras informações. Nesse ambiente o usuário também conta com o botão “Solicitar”, para abrir sua demanda (específicos para aqueles serviços que podem ser solicitados pela internet.
O aplicativo PBH APP também oferece essas facilidades, com a disponibilização de 105 serviços, focados principalmente naqueles que podem ser solicitados rapidamente, pela palma da mão. São serviços focados em áreas de fiscalização, conservação e de zeladoria da cidade, como lâmpada apagada, tapa-buraco, poda de árvore, avaliação e reclamação sobre o transporte coletivo (ônibus). O aplicativo pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e IOS.
O secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jean Mattos, explicou que os processos de melhoria, de aperfeiçoamento e de ampliação de serviços no ambiente digital são permanentes. “A partir da ótica do cidadão, site e aplicativo passam continuamente por mudanças para simplificar e qualificar o relacionamento com quem precisa de serviços da Prefeitura”, disse o gestor.
Segundo Mattos, o resultado da ampla oferta e da praticidade oferecida é a migração expressiva para esses canais de atendimento digital.
Adesão ao digital
Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão demonstrou que, em 2017, os pedidos feitos de forma on-line representavam apenas 27% do total de demandas registradas nos canais de atendimento da prefeitura. Já em 2022, esse percentual mudou para 80%, indicando uma adesão da população aos canais digitais.
Os dados consolidados pela prefeitura ainda indicam que alguns serviços são solicitados totalmente pelos canais digitais, como tapa-buraco e pedidos de manutenção de lâmpadas da iluminação pública, em que é possível inclusive enviar fotos dos problemas constatados.
Aprimoramento – Desde 2019 a Prefeitura de Belo Horizonte faz parte da Rede Nacional de Governo Digital (gov.br). Trata-se de um ambiente de colaboração que tem como objetivo impulsionar a transformação digital em todo território brasileiro, com integração, coordenação e monitoramento de iniciativas para um Governo P100% Digital. Com isso, a prefeitura tem migrado o acesso aos serviços digitais por meio de um cadastro único dos usuários para utilização do mesmo login e senha para abrir seus pedidos, seja para a prefeitura ou para os governos estadual e federal.
Inclusão digital
De 2017 até maio de 2022, mais de 13 mil pessoas foram qualificadas em cursos de informática (Iniciação, Ferramentas de Escritório e Manutenção de Computadores) ofertados gratuitamente pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) em cursos presenciais e a distância. Neste ano, foram ofertadas 2,1 mil vagas e 9 cursos estão em andamento.
Para facilitar o acesso da população, a prefeitura disponibiliza 1.870 pontos de acesso à internet gratuita em várias partes da cidade. Desse total, 430 estão instalados em 102 vilas e favelas. Todas as 39 estações do Move também contam com pontos de Wi-Fi gratuitos, bem como praças e outros locais públicos da Capital.
Em outra frente, o serviço “Posso ajudar?”, da unidade de atendimento presencial BH Resolve, vem auxiliando usuários que comparecem ao local para saber como registrar pedidos de maneira on-line. Atualmente a unidade só registra demandas específicas, mediante agendamento e que não podem ser solicitadas pela internet.
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