Negócios

Anúncios na internet são aposta de pequenos negócios para aumentar vendas no fim do ano

O alcance geográfico é a principal vantagem apontada pelos microempreendedores para investir em um negócio digital
Anúncios na internet são aposta de pequenos negócios para aumentar vendas no fim do ano
Crédito: Reproduçlção Adobe Stock

Com a chegada do fim do ano, datas como Black Friday e Natal trazem perspectivas de maior movimento para os setores de comércio e serviços e fazem com que os pequenos negócios procurem, cada vez mais, investimentos em anúncios na internet para aumentar o engajamento e as vendas. É o que mostra a primeira edição da pesquisa Negócios Digitais, realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), na qual 56% dos empresários mineiros afirmam ter aplicado recursos financeiros nas plataformas digitais para divulgar e comercializar produtos e serviços.

Entre as principais vantagens apontadas para se investir em um negócio digital, o alcance geográfico foi citado por 66% dos entrevistados, enquanto a possibilidade de vender a qualquer momento foi lembrada por 44% dos donos de pequenos negócios. Para 38% dos empresários, a autonomia do cliente é o principal benefício do comércio eletrônico e a redução de custos com aluguel, contratação de vendedores e outras despesas é vista como uma vantagem de ter uma loja on-line por 37% dos empreendedores.

As vendas de produtos e serviços por meio das plataformas digitais são reflexo do avanço tecnológico e tendência é atingir cada vez mais empresários | Crédito: Freepik

Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCoom) estimam que o faturamento das vendas do comércio eletrônico no Brasil deve atingir R$ 186 bilhões em 2023. O presidente do conselho deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, destaca que os números comprovam que as vendas de produtos e serviços por meio das plataformas digitais são reflexo do avanço tecnológico e tendem a atingir cada vez mais empresários.

“É uma questão de sobrevivência para os pequenos negócios estar inserido no mundo digital para usufruir de forma inteligente e eficiente todos os recursos que a internet nos oferece hoje. Por isso, toda empresa precisa se atentar para os dois ambientes: o físico e o digital”, afirma.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Plataformas mais usadas pelos pequenos negócios

A plataforma mais usada pelos donos de pequenos negócios é o WhatsApp Business. Segundo o levantamento, ela é a escolha utilizada de 76% dos pesquisados na hora de vender pela internet, sendo que 8 a cada 10 microempreendedores estão presentes na ferramenta. Para 69%, o Instagram é a plataforma mais adequada para anúncios, enquanto o Facebook é o principal meio de venda para 45% dos empreendedores.

Além disso, ter o próprio site da loja é considerado um diferencial por 29%, enquanto 18% dos microempreendedores colocam os produtos em plataformas de marketplace.

WhatsApp Business é a ferramenta mais utilizada pelos empreendedores mineiros para fazer anúncios pela internet | Crédito: Adobe Stock

Obstáculos para o uso dos anúncios pela internet

Entre as dificuldades apontadas para ter um negócio digital, divulgar a loja e gerar engajamento foi destaque, citada por 40% dos empreendedores. Em seguida, efetivar vendas e gerenciar o atendimento a todos os clientes foram os obstáculos apontados, ambos por 26% dos empresários ouvidos.

A pesquisa mostra também que ainda existem donos de pequenos negócios que apresentam resistência em ter uma loja on-line. Para 59% deles, vender pela internet não é aderente ao tipo de negócio ou sentem que a loja física já atende às necessidades. Para 19% dos empreendedores, utilizar plataformas digitais é uma dificuldade e 17% apontaram falta de tempo para lidar com o comércio eletrônico.

Sebrae Minas oferece capacitação

Com o objetivo de apoiar os empreendedores na jornada de migrar para os negócios digitais, o Sebrae Minas disponibiliza uma série de conteúdos e consultorias. Para os empreendedores são ofertadas ações como o Reload, Portal de Inovação, o Digital Biz, o Sebraetec + digital, a plataforma Sebraeplay, o ALI Transformação Digital e o Sebrae Connect.

“O dono do pequeno negócio pode encontrar orientação no Sebraetec, por exemplo, onde terá um passo a passo para montar sua loja virtual. Temos ainda mentorias para quem deseja ampliar sua presença digital, série de conteúdos e estratégias voltados aos marketplaces que ajudam os empreendedores a criarem diferenciais da concorrência nas plataformas de vendas”, explica Marcelo Silva.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas