Pequenos negócios devem planejar margem de lucro

Todo início de ano é marcado pela organização das finanças, sejam elas pessoais ou empresariais. No caso dos pequenos e médios empreendedores (PMEs), o período precisa ser de planejamento. E entre os fatores que precisam ser avaliados, está a margem de lucro, já que a ferramenta é capaz de estimar a lucratividade mensal da empresa e, sendo assim, garantir sua viabilidade a longo prazo. Além disso, é por meio dessa análise que o empreendedor pode aumentar seus ganhos, controlar despesas, investir em novas ideias e até expandir seu negócio.
Mas, para chegar à margem de lucro ideal, o empreendedor precisa avaliar uma série de condicionantes, entre as quais o ramo de atuação, as demandas e as ofertas de seu setor e, até mesmo, as variáveis econômicas do País. É o que destacam especialistas da Serasa Experian.
No caso da análise de mercado, é preciso entender como os concorrentes estão agindo. Quanto às demandas e ofertas, é bom avaliar a competitividade do produto ofertado.
Já quanto as variáveis econômicas, é bom compreendê-las, já que elas são fatores que impactam diretamente os produtos e serviços comercializados, como nos preços dos insumos para produção, no recolhimento dos impostos e até mesmo no apetite de compra dos consumidores, além das decisões das empresas quanto à evolução dos seus investimentos produtivos.
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Neste sentido, o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, acredita que, em 2024, o Banco Central continuará reduzindo a taxa de juros (Selic), uma vez que a inflação está se aproximando das metas. “Com a redução da Selic, as renegociações de dívidas ficarão mais viáveis, o que tende a impulsionar o mercado de crédito e, sendo assim, o consumo, fazendo a roda da economia girar”, diz.
Fatores como a taxa de câmbio, o Produto Interno Bruto (PIB) e as decisões políticas, também devem ser observados constantemente pelos empreendedores para a tomada de decisão no empreendimento.
A margem de lucro da empresa
A margem de lucro é um índice financeiro que mede a porcentagem do lucro obtido por uma empresa em relação ao seu faturamento. O índice tem a maneira correta de ser calculado. E a Serasa Experian, ressalta como o empreendedor deve seguir para chegar ao resultado ideal:
“Primeiro, a diferença entre a margem de lucro bruta e a líquida precisa ser levada em consideração. Quando falamos da versão bruta, o cálculo leva em consideração apenas os gatos que envolvem a produção do item, além da receita.”
Para a visão líquida, é preciso inserir na conta despesas administrativas, como IPTU ou aluguel, salário dos funcionários, entre outros. “Dessa forma, o indicado é que se conheça os dois cenários para entender, de fato, qual a melhor precificação para o seu produto, o custo em manter seu negócio ativo e os ganhos reais que ele proporcionará ao longo do tempo.”
Os cálculos
Com as informações certas, os cálculos, apesar de diferentes, serão simples:
- Cálculo da margem de lucro bruta – Calcule o lucro bruto de sua empresa, divida ele pela receita atual e multiplique o resultado por 100.
- Cálculo da margem de lucro líquida – Calcule o lucro líquido de sua empresa, divida ele pela receita atual e multiplique o resultado por 100.
*Estagiária sob supervisão da edição
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