Pequenos negócios investem em propaganda nos canais digitais

Quase metade (48%) dos empreendedores de pequeno porte no Brasil já investiram em propaganda nas redes sociais ou em outros canais da internet. É o que aponta a nona edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Dentre esses negócios, as micro e pequenas empresas (MPE) são as que mais investem nesse tipo de divulgação, com 59% dos entrevistados afirmando já terem pago para fazer propaganda no meio digital. Já entre os microempreendedores individuais (MEI), essa proporção é de 39%.
A proporção de pequenos negócios que vende utilizando qualquer tipo de ferramenta digital mantém-se na casa dos 70%. Dentre os setores, os destaques são:
- indústria alimentícia,
- serviços pessoais (como diaristas, cuidadores, chaveiros e profissionais de reparos, por exemplo),
- saúde,
- educação
- e economia criativa.
O estudo também aponta que o foco desses empreendedores está, principalmente, nas redes sociais. Nesse caso, o WhatsApp segue como o favorito, com 81% dos empresários. Em seguida aparece o Instagram, com 60% da preferência. Ele, inclusive, ultrapassou o Facebook, que caiu de 40% para 34%, nesta última edição do levantamento.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O analista de pesquisa e gestão do conhecimento do Sebrae, Kennyston Lago, explica que essa digitalização das empresas é um legado do período de pandemia do Covid-19.
“O Instagram aumentou a sua participação no e-commerce nos últimos três anos, passando na frente do Facebook, que detinha uma parte considerável dos empresários”, relata.
Ele também afirma que as plataformas digitais são um vasto campo de oportunidades para os pequenos negócios. “O avanço da tecnologia, o aumento da confiança do consumidor nas compras on-line e o crescimento de soluções financeiras acessíveis impulsionarão ainda mais esse setor nos próximos anos”, completa.
Como melhorar as vendas on-line
O Sebrae aponta algumas estratégias importantes para melhorar ainda mais a presença do pequeno negócio no ambiente digital. Confira algumas dicas para alavancar o desempenho do negócio na internet.
- Investir em presença estratégica nas redes sociais.
- Reforçar a logística das entregas para proporcionar uma experiência positiva ao cliente.
- Manter-se sempre atualizado em relação às melhores práticas do mercado voltadas ao marketing, gestão e vendas.
(Com informações da Agência Sebrae de Notícias)
Ouça a rádio de Minas