Sete em cada 10 pequenos negócios têm perfis nas redes sociais

Sete em cada dez empreendimentos de pequeno porte no Brasil possuem redes sociais como parte da estratégia de negócios. O Instagram desponta como a plataforma mais popular entre os empreendedores, sendo utilizada por 64% dos empreenderes, seguido pelo Facebook, presente em 41% dos negócios.
O LinkedIn surge em terceiro, com 6% de adesão, e o TikTok com 3%. O Youtube e o X (antigo Twitter) possuem 2%. Por último, o Kwaisurge tem 1% de presença. Os dados são da pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, conduzida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Dentre os setores analisados, destaca-se a presença massiva dos negócios relacionados ao mercado da beleza, com 83%, seguidos pela indústria alimentícia com 82%, economia criativa com 79%, petshops representando 75% e os setores de artesanato, educação e moda com 72%.
Pequenos negócios valorizam a experiência do cliente nas redes sociais
Segundo a pesquisa, os pequenos negócios têm disponibilizado em suas páginas virtuais serviços como catálogos de produtos e o canal “Fale Conosco”. Além disso, 40% desses perfis oferecem a opção de fazer reclamações, 36% com a opção de verificar preços, 34% com a funcionalidade de solicitar reservas. Já 30% aderiram aos recursos de personalização de produtos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, destaca que: “o mundo hoje é digital”. “Esta percepção vem acompanhada da mudança em curso no Capitalismo, que abandona a Revolução Industrial, o modelo fordista, onde poucos enriquecem à custa de muitos, e pulveriza os meios de produção. Por isso, a presença digital se tornou essencial para as empresas de todos os portes e segmentos, principalmente os pequenos negócios”, diz.

Lima ainda completa: “Por isso, a presença digital se tornou essencial para as empresas de todos os portes e segmentos, principalmente os pequenos negócios”.
A mesma pesquisa revela que 73% dos pequenos negócios utilizam algum tipo de perfil ou página nas redes sociais, demonstrando uma adesão significativa. O Instagram lidera com 64%, seguido pelo Facebook com 41%.
Além disso, 10% dos empreendimentos possuem seu próprio site, enquanto o LinkedIn conta com 6% de presença. Na sequência, aparecem o TikTok com 3%, o YouTube com 2%, o Twitter com 2% e o Kwai com 1%, completando o panorama.
Ouça a rádio de Minas