Perpetual Resources vai investir R$ 400 milhões em Minas Gerais para impulsionar extração de lítio

Em evento realizado em Sydney, na Austrália, nesta quarta-feira (30), a Perpetual Resources, empresa australiana focada na extração de minerais essenciais, anunciou um investimento de R$ 400 milhões em Minas Gerais.
A iniciativa, que tem por objetivo desenvolver e operar projetos de extração de lítio e terras raras, deve gerar 300 empregos diretos nas regiões de:
- Araçuaí,
- Salinas,
- Itaobim,
- Governador Valadares e
- Poços de Caldas.
O aporte financeiro será direcionado a três projetos principais: Raptor, Isabella e Itinga, todos com foco na extração de lítio, matéria-prima fundamental para baterias e tecnologias de energia sustentável.
O investimento da Perpetual Resources em Minas Gerais marca mais um passo no avanço estratégico do Estado no setor de minerais críticos, considerado essencial para a transição energética e a sustentabilidade.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A formalização da parceria entre a empesa australiana e o governo mineiro ocorreu por meio de um Memorando de Entendimento (MoU) assinado com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e a agência Invest Minas.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, comemorou o anúncio e ressaltou o potencial do Estado para atrair investidores internacionais.
“Este memorando é um passo importante, pois reforça a atratividade de Minas Gerais para o investimento estrangeiro, apoiado em um ambiente favorável ao empreendedorismo e com segurança jurídica”, afirmou Passalio.
Avanços e conexão com a indústria local
A Invest Minas atuou desde os primeiros contatos com a empresa para viabilizar o avanço do projeto, facilitando as aprovações necessárias e a intermediação com fornecedores locais.
Com o MoU assinado, a agência planeja intensificar o apoio à Perpetual para garantir que a empresa esteja integrada à rede de fornecedores e que todas as etapas do licenciamento e desenvolvimento ocorram de forma ágil.
O diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, celebrou a parceria e destacou o compromisso da agência com o desenvolvimento sustentável do setor.
“Estamos muito animados com esse acordo, que fortalece o compromisso de Minas Gerais em promover projetos estratégicos de minerais críticos. Conectando a Perpetual com fornecedores e apoiando todas as etapas regulatórias, pretendemos expandir a cadeia de suprimentos de materiais essenciais para baterias e atrair novos investimentos que gerem desenvolvimento econômico e social,” pontuou Braga.
Perpetual vê oportunidades ao expandir portfólio
Com a demanda global crescente por insumos para baterias e tecnologias verdes, a Perpetual Resources vê na expansão de seu portfólio uma oportunidade estratégica para se posicionar como fornecedora de recursos essenciais para o setor energético.
A companhia busca também novas oportunidades de aquisição no setor, visando ampliar sua atuação no mercado de minerais críticos e fortalecer sua contribuição para a transição energética.
O presidente-executivo da Perpetual Resources, Julian Babarczy, reforçou a importância do apoio do governo mineiro.
“É uma honra estabelecer esta parceria com a Invest Minas. O suporte do governo é fundamental para que possamos avançar com confiança em nossos projetos de lítio e terras raras. Estamos entusiasmados com as oportunidades que essa colaboração pode trazer,” afirmou o executivo.
Extração de lítio
A extração de lítio, em particular, é uma atividade de grande impacto para a cadeia de energia limpa, já que o mineral é essencial para baterias de veículos elétricos e armazenamento de energia renovável.
Com este investimento anunciado, Minas Gerais se consolida como um estado estratégico para o desenvolvimento de uma economia sustentável, alinhada às demandas globais por recursos para tecnologias de baixo impacto ambiental.
O projeto da Perpetual Resources está, também, relacionado com o objetivo mineiro de cumprir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 9, que se refere à construção de infraestruturas resilientes e à promoção da inovação e industrialização inclusiva.
(Com informações da Agência Minas)
Ouça a rádio de Minas