Pesquisa revela que CIOs enfrentam aumento de orçamento

Chief Information Officers (CIOs) de todas as regiões do mundo estão enfrentando aumentos de orçamento apenas marginalmente acima da inflação projetada e bem abaixo do crescimento esperado em receita. Segundo analistas do Gartner, isso significa que, além do aumento em demanda, haverá uma necessidade contínua de maior eficiência.
A pesquisa “CIO e Executivo de Tecnologia de 2024” entrevistou mais de 2.400 executivos e CIOs de 84 países, abrangendo todas as principais indústrias, representando aproximadamente US$ 12,5 trilhões em orçamentos do setor público e US$ 163 bilhões em gastos com TI. Esta e outras pesquisas e tendências serão apresentadas no Brasil durante a Conferência Gartner CIO & IT Executive 2024, o principal evento do ano para líderes de TI que orientará os executivos no processo de adoção de tecnologias para impulsionar a inovação e gerar valor para os negócios.
“Os resultados mostram que os CIOs enfrentam uma demanda crescente para entregar valor comercial a partir de iniciativas tecnológicas, mesmo sem recursos adicionais”, diz o Vice-Presidente do Gartner e chairman da conferência, Luis Mangi. “Os CIOs que fornecem recursos às equipes de entrega digital de ponta a ponta, trabalhando em colaboração com outros líderes (CxO), têm duas vezes mais chances de atingirem ou excederem os resultados de seus investimentos em tecnologia, em comparação com aqueles que deixam a entrega de recursos digitais a cargo apenas dos departamentos de TI”.
Para capitalizar e promover o compromisso dos executivos com a liderança digital, os CIOs devem identificar perfis de liderança digital na equipe executiva e adaptar seu envolvimento para ajudar seus parceiros a se tornarem mais eficientes.
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A pesquisa mostra que o perfil de CIO com menor retorno positivo em projetos é o chamado ‘Operator’, que cuida da entrega digital em TI. Eles representam 55% dos CIOs, mas apenas 43% de suas iniciativas digitais atingem ou excedem as metas de resultados.
CIOs com perfil ‘Explorador’, que acreditam que o departamento de TI deva fazer a maior parte da entrega digital, mas que as áreas de negócio também devem contribuir, já possuem um índice maior de sucesso: 53% de suas iniciativas digitais atingem ou extrapolam os objetivos. Já os CIOs considerados ‘Franqueados’ entendem que os que outros líderes (CxOs) devem ser parceiros iguais no fornecimento de tecnologias digitais, e são os mais bem-sucedidos em seus projetos. No caso desses líderes, 63% das iniciativas digitais atingem ou excedem os objetivos de resultados.
Diante deste cenário, adotar o modelo de projeto de franquia para as entregas digitais é um caminho recomendado. Ao adotar este modelo, CIOs podem compartilhar a responsabilidade da entrega digital com os outros líderes, superando restrições de orçamento e talento, ao mesmo tempo em que combatem ameaças. A abordagem permite que eles aproveitem os ecossistemas existentes e colaborem com CxOs para enfrentar desafios como restrições orçamentárias e de talento, gerenciar conformidade e reduzir riscos, além de capacitar equipes de negócios para fornecer recursos digitais seguros e robustos.
Para adotar o modelo, o Gartner identifica três pilares que podem aprimorar significativamente a entrega digital:
1) Compromisso com a liderança conjunta: O incentivo aos seus pares, que são outros líderes de C-Level (CxO), para uma liderança conjunta na entrega digital torna-se um diferencial para os CIOs. Ao expandirem suas funções e as de seus departamentos de TI, os CIOs estão motivando, educando e capacitando seus colegas a liderarem conjuntamente as iniciativas digitais em suas próprias áreas de negócios. Para que os líderes empresariais dediquem seu tempo e o de suas equipes, assim como seus recursos à entrega digital, eles precisam primeiro enxergar isso como uma responsabilidade compartilhada. Este é o desafio inicial a ser superado. Nem todos os executivos estão igualmente preparados para liderar uma equipe de entrega digital. Portanto, é necessário ser criativo ao prepará-los para assumir esse papel.
2) Entrega conjunta com equipes de fusão: Para cultivar a responsabilidade compartilhada, os CIOs ‘franqueadores’ devem desenvolver confiança e transparência com pares (CxOs) e equipes de negócios. A confiança é conquistada por meio de um envolvimento deliberado e autêntico. Para ser eficaz, a criação de equipes de fusão, compostas por membros de times de TI e de negócios, promove esse envolvimento e simplifica o processo de obtenção de acesso às ferramentas e plataformas tecnológicas necessárias. Uma das maneiras mais impactantes de aproveitar essa oportunidade é projetar plataformas tecnológicas compartilhadas e combináveis que forneçam aos técnicos, tanto dentro quanto fora da TI, tudo o que eles precisam para desenvolver capacidades digitais.
3) Governança conjunta para minimizar riscos: Para uma gestão eficaz de conformidade e risco em modelos de franquia, é essencial dimensionar a governança. Os CIOs devem colaborar com seus pares para adotar uma abordagem de orquestração, diminuindo os riscos associados à entrega digital na franquia, mantendo seus benefícios.
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