Pet Pee deve iniciar operações nos Estados Unidos
Tutores de pets cada vez mais investem no cuidado e na qualidade de vida de seus animais de estimação. Já não é de hoje que os tapetes higiênicos chegaram ao mercado como opção para as necessidades dos bichinhos e entraram no orçamento de quem preza por este tipo de atenção. Diante do aumento da demanda e dos desafios impostos pela pandemia, há cerca de dois anos, duas veterinárias mineiras resolveram empreender no segmento e criaram a Pet Pee – uma empresa que produz esses mesmos tapetes higiênicos, porém, sustentáveis.
Mariana Teixeira e Gabriela Pereira formaram-se juntas, mas seguiram por caminhos diferentes no mercado de trabalho. Durante a crise sanitária elas se reencontraram e lançaram o próprio negócio. De lá para cá, as vendas têm sido crescentes, o produto já ganhou notoriedade nacional e os planos para 2023 incluem o ingresso no comércio exterior.
“Existem outras marcas no mercado, mas nosso produto é diferente porque conta com design especial para tutores que tratam o cachorro como filho, prezando pelo carinho, cuidado e até pelo ambiente que cerca esses animais. Já vendemos para todo o Brasil e no ano que vem pretendemos chegar aos Estados Unidos”, diz Mariana Teixeira.
A empresária conta que esteve lá no ano passado e viu que os tapetes higiênicos laváveis ainda não possuem presença forte no mercado norte-americano. A partir da oportunidade, ingressaram a empresa no Programa de Exportações da Agência Brasileira de Promoção e Exportações (Apex Brasil) e estão em busca de compradores naquele país. “Enxergamos uma oportunidade e queremos aproveitá-la”, revela.
No mercado nacional, as vendas concentram-se principalmente em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Mas os produtos são vendidos pela internet e entregues em qualquer lugar do País. Os canais virtuais de comercialização são o Instagram, o site da empresa e o WhatsApp.
Já os clientes podem ser os próprios tutores diretamente, canis ou ainda pet shops. Estes últimos, conforme a cofundadora e CEO da Pet Pee, são mais fortes em cidades do interior, como Araxá (Triângulo) e Bom Despacho (Centro-Oeste).
Mas o atributo da sustentabilidade é a principal característica do produto, que pode ser lavado 210 vezes – a mão ou na máquina. Quanto ao design, são seis estampas diferentes. Tudo isso tem feito as vendas crescerem mês a mês. E hoje a empresa vende uma média de 500 unidades a um faturamento de R$ 25 mil. A título de comparação, no ano passado, a média de vendas ficou em 350 unidades mensalmente.
Ouça a rádio de Minas