Negócios

Grupo Petrópolis quer aumentar base de clientes em 15% em Minas; veja ações

Plano de expansão foi anunciado nesta semana e prevê aumento de presença da garrafa retornável em bares e patrocínio de grandes eventos
Grupo Petrópolis quer aumentar base de clientes em 15% em Minas; veja ações
Grupo Petrópolis produz nove cervejas, além de cachaça, vodca, além de bebidas mistas, esportivas, energéticas, tônica, entre outros. | Foto: Divulgação/ Grupo Petrópolis

Após avançar 8% em volume vendido no mercado cervejeiro mineiro em 2024, segundo dados próprios, o Grupo Petrópolis – dono das cervejas Petra e Itaipava, além do energético TNT, entre outros, e que mantém sua maior e mais moderna fábrica em Uberaba, no Triângulo Mineiro – anunciou, nesta semana, um plano de investimentos que pretende aumentar a base de clientes do grupo em 15% em bares, restaurantes, supermercados e lojas de conveniência no Estado até o fim deste ano.

“Minas Gerais é um dos nossos territórios mais estratégicos devido ao perfil do consumidor e às diversas oportunidades de proporcionar experiências de marca para a população”, afirmou a head de marketing, categorias e consumer insights do Grupo Petrópolis, Cristiane Rosa.

Veja as principais metas do plano do grupo

  • Aumentar em 15% da base de clientes no Estado incluindo bares, restaurantes, supermercados e lojas de conveniência;
  • Dobrar o volume de venda de bebidas prontas (ices e drinks em lata);
  • Duplicar o volume de venda de isotônicos;
  • Aumentar o market share do energético TNT que, em 2024, cresceu 25% contra 5% do mercado em Minas.

Plano de expansão prevê investimentos na garrafa retornável e em grandes shows

Para alcançar a meta, a força-tarefa vai envolver investimentos nas áreas de distribuição, marketing, patrocínios, comercial e relacionamento. Entre as ações, a empresa prevê aumentar a presença da cerveja Petra nos bares de Belo Horizonte, um segmento muito importante para o setor e que representa 40% do volume total de cervejas vendidas em Minas Gerais.

Um dos destaques será o reforço da venda da bebida engarrafada retornável nesses locais. “O consumidor de BH vive a cultura de boteco e tem um relacionamento especial com aquela cerveja que é compartilhada entre amigos”, afirmou o diretor regional comercial do grupo em Minas Gerais, Cristiano Câmara.

Outra empreitada para o crescimento planejado é seguir investindo em eventos estratégicos. Somente no segundo semestre, o Grupo Petrópolis patrocinará diversos eventos, incluindo:

  • Turnê de 20 anos de carreira da dupla Jorge & Mateus;
  • Show do Século na Arena MRV (com Chitãozinho & Xororó, entre outros);
  • Festival Timbre em Uberlândia (com Iza e Lenine, entre outros);
  • Botecar (festival de comida de boteco) em setembro em BH;
  • Shows e festivais nas cidades de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce; Uberaba, no Triângulo; e Pouso Alegre, no Sul de Minas;
  • Festival Somos Rock, em Pouso Alegre;
  • Encontro dos cantores Thiaguinho e Belo, em outubro, no Mineirinho (BH);
  • Ações promocionais em supermercados e lojas de conveniência para promover o energético TNT.
Fábrica do grupo em Uberaba tem 108 mil m² de área construída, o que corresponde a 15 campos de futebol
Fábrica do grupo em Uberaba tem 108 mil m² de área construída, o que corresponde a 15 campos de futebol. | Foto: Divulgação/ Grupo Petrópolis

Minas abriga a fábrica mais moderna do Grupo Petrópolis

A maior e mais moderna fábrica do Grupo Petrópolis está localizada em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Além de Minas Gerais, a planta fornece bebidas para outros seis estados e o Distrito Federal: São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso e Goiás.

Fábrica do Grupo Petrópolis em Uberaba

  • Inaugurada em 2020;
  • 108 mil m² de área construída, o que corresponde a 15 campos de futebol, com seis linhas de produção;
  • 384 mil latas envasadas por hora;
  • 124 mil garrafas envasadas por hora;
  • 80 barris de 50 litros de chope envasados por hora.

Além da fábrica, o grupo possui 14 centros de distribuição no Estado e emprega, diretamente, mais de 2.100 pessoas. A empresa divulgou que recolheu mais de R$ 302 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o Estado no ano passado.

Mercado de cerveja de Minas é um dos principais do Brasil

No Brasil, Minas se destaca no consumo de cerveja: é o terceiro Estado com mais cervejarias e Belo Horizonte é uma das cidades com maior número de bares do País, com 178 botecos para cada 100 mil habitantes, segundo levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Além disso, o Estado tem o segundo maior consumo per capita de cerveja do Brasil, segundo a Nielsen:

  • 1º: Rio de Janeiro (região metropolitana) – 90 litros/ano;
  • 2º: Minas Gerais – 70 litros/ano;
  • 3º: São Paulo – 61 litros/ano.
Em fábrica mineira, 384 mil latas são envasadas por hora
Em fábrica mineira, 384 mil latas são envasadas por hora. | Foto: Divulgação/ Grupo Petrópolis

Saiba mais sobre Grupo Petrópolis

Fundado em 1994, o Grupo Petrópolis possui oito fábricas e mais de 22 mil colaboradores em todo o Brasil, com mais de 140 centros de distribuição. A empresa produz:

  • Cervejas
  • Petra
  • Itaipava
  • Black Princess
  • Cacildis
  • Vold X
  • Cabaré
  • Weltenburger
  • Crystal
  • Lokal
  • Cachaça
  • Cabaré
  • Vodca
  • Nordka
  • Bebidas mistas
  • Cabaré Ice
  • Fest Drinks
  • Crystal Ice
  • Blue Spirit Ice
  • Energéticos
  • TNT Energy
  • Magneto
  • Refrigerantes
  • It!
  • Tik Tok
  • Tônica
  • Petra
  • Bebida esportiva
  • TNT Sport Drink
  • Água mineral
  • Petra
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas