Petz aposta na ‘humanização de animais’ e produz ovos de Páscoa para cachorros

Para se preparar para a Páscoa deste ano, a Petz, empresa especializada no mercado de animais domésticos, produziu 10 mil ovos de Páscoa da marca própria Selections for Pets, especialmente para eles: os cães de estimação. A aposta é reforçar o vínculo entre os tutores e seus animais, uma estratégia de mercado que tem sido usada cada vez mais pela marca.
Este é o segundo ano que a empresa investe neste tipo de produção, e a expectativa é que, em 2024, as vendas aumentem 10% em relação a 2023.
Para realizar a ação, a Petz encomendou um estudo da consultoria IMO Insights que ouviu cerca de 800 tutores em todo o Brasil. Foi constatado que 63% dos entrevistados não se consideram “donos” de um pet, mas, sim, pais ou mães do animal de estimação.
“Além desse dado, a pesquisa mostrou que, para 33% dos entrevistados, a palavra amor é a que melhor define a relação do pet com seu tutor. E presentear quem temos uma relação de amor é algo muito humano, por isso, a Petz, que sempre trabalhou observando o comportamento do cliente, entendeu que não haveria nada melhor que fortalecer mais o vínculo entre o tutor e o pet do que oferecer um ovo de Páscoa adequado para seu cachorro”, comenta a gerente comercial da Petz, Kelly Cristina Góis de Oliveira.
Para ela, o comportamento de humanização do pet “é um caminho sem volta”. Kelly conta que, pela pesquisa, 88% dos entrevistados consideram o pet um membro da família. “Ninguém quer que um dos membros da família não receba um presente ou seja esquecido em datas especiais. Por isso, essa ação tem tido boa aceitação nas lojas de todo o Brasil”, enfatiza.
Humanização dos pets é fenômeno de antropomorfismo
O professor de criatividade e inovação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Marcelo Pimenta, comenta que a humanização dos pets pelas pessoas e, consequentemente, pelas empresas, ocorre por conta do fenômeno chamado antropomorfismo, que consiste em atribuir características ou aspectos humanos aos animais.
“Isso está cada vez mais comum. As pessoas estão deixando de ter filhos para terem pets, e isso faz com que, em datas como a Páscoa, elas comprem produtos humanizados para seus animais porque querem que eles estejam por perto, celebrando com eles”, explica Pimenta.
A tendência também é reforçada pela pesquisa em outro indicador: 75% dos entrevistados assumem que conversam diretamente com seus animais. Esse indicador sobe para 80% quando observado um recorte de idade mais avançado (mais de 55 anos).
Para finalizar, quase 50% dos entrevistados reconhecem que o animal é fundamental no combate ao estresse e à solidão. Com este cenário, a empresa já pensa em expandir a ideia para outras datas, ou ampliar a oferta de produtos. “Para a comemoração da Páscoa, fizemos apenas os ovos para cachorros, mas pode ser que tenham outras novidades nas datas comemorativas que se aproximam”, destaca a gerente comercial da Petz, Kelly Cristina Góis de Oliveira.
Ouça a rádio de Minas