Negócios

Plataforma de gestão Omie mira mercado mineiro por meio de franquias

No último mês, a empresainaugurou três franquias em Minas Gerais: Nova Serrana, Uberaba e Betim
Plataforma de gestão Omie mira mercado mineiro por meio de franquias
Somos, na essência, uma ERP, uma plataforma de recursos de planejamento empresarial que organiza a vida dos negócios, explica Renato Junoy | Crédito: Divulgação Omie

Focada em oferecer um sistema de gestão inovador, completo e ilimitado, a plataforma digital Omie pretende fomentar o desenvolvimento de pequenas e médias empresas. No último mês, inaugurou três franquias em Minas Gerais: Nova Serrana (região Centro-Oeste), Uberaba (Triângulo Mineiro) e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

De acordo com o diretor de Franquias da Omie, Renato Junoy, a opção de expandir pelo interior do País por meio do modelo de franquias ajuda a plataforma de gestão a entender as características regionais e prestar um serviço muito mais personalizado.

“Somos, na essência, uma ERP, uma plataforma de recursos de planejamento empresarial que organiza a vida da empresa. Organizar para trazer mais resultados, dando mais escalabilidade para o negócio. Isso tem muito a ver com o nosso propósito, que é destravar o negócio das PMEs. Temos um ecossistema de soluções além do ERP, que ajuda o empresário e o contador. Entendemos que o contador é uma figura central para o desempenho das empresas. A estratégia de interiorização por meio de franquias é uma forma de oferecer um atendimento local, fazendo uma gestão que considera a cultura regional. É o mineiro falando com o mineiro. Entendemos que cada região tem o seu perfil e só estando próximos conseguimos ter essa humanização”, explica Junoy.

Desde 2015 no mercado de franquias, a Omie já conta com mais de 140 unidades espalhadas por todo o Brasil, utilizando modelos como o Padrão de Recorrência ou Antecipação e as Microfranquias. O investimento médio para a abertura de uma unidade padrão é de R$ 400 mil e para a microfranquia, R$ 60 mil.

Para ser franqueado, o candidato deve apresentar um perfil comercial. A formação em contabilidade é bem-vinda, mas não essencial. E a conversão de bandeira é bastante comum para a Omie.

“É fundamental que o nosso franqueado goste de trabalhar com pessoas. O nosso trabalho tem sido cada vez mais consultivo. O Brasil tem uma legislação complexa e vamos passar por mais uma reforma tributária, então a formação continuada é fundamental. Para atender a formação dos nossos franqueados e dos colaboradores deles temos a nossa universidade corporativa”, pontua.

Em Minas, são 15 unidades e a meta é abrir mais 10 no próximo ano. Atualmente, o Estado corresponde por 13% do volume de negócios da Omie e a tendência é que esse número cresça.

“Buscamos cidades com mais de 200 mil habitantes, mas avaliamos outras características, como o número de escritórios de contabilidade e empresas, por exemplo, que juntas podem fazer de uma cidade menor uma praça interessante. O mercado mineiro é extremamente importante para nós. Minas é imensa e plural, com regiões muito distintas. Então o crescimento por franquias é extremamente importante em Minas e a participação do Estado nos nossos resultados deve crescer”, completa o diretor de Franquias da Omie.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas