Negócios

Plataforma da DiHub acelera emissão de certidões oficiais para vendas de imóveis

Ferramenta desenvolvida por startup de Belo Horizonte facilita o processo de vendas de imóveis
Plataforma da DiHub acelera emissão de certidões oficiais para vendas de imóveis
Tecnologia é usada por mais de 100 clientes em BH | Foto: Reprodução Instagram DiHub

Um dos maiores gargalos enfrentados no processo de vendas de imóveis no Brasil é a burocracia para emissão de certidões, o que pode levar dias e impactar no negócio. Diante do desafio, a DiHub, startup sediada no hub de inovação Órbi Conecta, em Belo Horizonte, desenvolveu uma plataforma que automatizou o processo de emissão das certidões. Com a tecnologia, o processo que antes demorava dias, agora é concluído em alguns minutos. 

Conforme o CEO da DiHub, Rodrigo Sobreira, que também é advogado, a busca pela simplificação do processo de emissão das certidões iniciou após a atuação em um escritório de direito tributário e no mercado imobiliário para a compra de imóveis voltados para retrofit.

“Nas duas situações que atuei fazendo a diligência para identificar documentos, certidões e na avaliação de risco das transações. Como são transações de alta relevância, os documentos são essenciais para a segurança, mas, a burocracia enfrentada é muito grande. Busquei alternativas para facilitar o processo e não encontrei. Então, resolvi criar a solução”, conta. 

Rodrigo Sobreira
Rodrigo Sobreira diz que plataforma ajuda a reduzir a burocracia | Foto: Reprodução Instagram DiHub

A ferramenta chegou ao mercado no segundo semestre de 2023 e já é usada por mais de 100 clientes de Belo Horizonte. A startup atua em outras 20 cidades mineiras e em São Paulo. A ideia é crescer de forma gradual no País. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Com a plataforma, conseguimos reduzir em muito a burocracia, então, até hoje, quem utilizou a plataforma da DiHub gostou e não deixa de usar. Nossos clientes já transacionaram mais de R$ 4 bilhões através da plataforma. Foram mais de 300 mil certidões emitidas e 30 mil horas economizadas nas tarefas burocráticas. Com a ferramenta, o processo que pode levar dias é feito com um clique e concluído em alguns minutos”, ressalta.  

Ainda conforme Sobreira, a operação da plataforma DiHub faz a diligência documental de forma segura, padronizada e com fé pública. Basta o cliente adicionar o CPF ou CNPJ do vendedor na plataforma para que ocorra a busca. “Em menos de 10 minutos, mais de 20 certidões estarão disponíveis, incluindo, por exemplo, documentos de débitos tributários federais, estaduais, municipais, débitos trabalhistas, ações trabalhistas, entre outras”, explica.

Quanto ao mercado, as expectativas são positivas e a tendência é de expansão. Exemplo disso, é a parceria firmada junto ao Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci-MG), que permitirá que os mais de 30 mil corretores ativos em Minas Gerais realizem até duas consultas gratuitas diretamente na plataforma. A startup também tem acordo com a Rede Netimóveis, onde oferece um acesso gratuito para qualquer imobiliária da rede interessada em testar a solução.

“Até o momento, o faturamento da empresa foi multiplicado em três vezes e a ideia é que a gente consiga multiplicar por 10 até o final do ano. Nosso sistema é utilizado por mais de 200 imobiliárias, o que atinge milhares de corretores. Atendemos também escritórios de advocacia e cartórios de notas”, diz.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas