Negócios

Plataforma é nova aliada de motoristas

Plataforma é nova aliada de motoristas
Será como um LinkedIn para motoristas, disse Campos | Crédito: Divulgação / Cecilia Neves

A transformação digital imposta pela pandemia ao varejo, principalmente, fez com que os profissionais de TI fossem mais valorizados do que nunca, sendo disputados “a tapa” no mercado. Outras categorias profissionais, menos badaladas, também estão passando pelo mesmo processo. Uma delas é a de motoristas especializados no transporte de cargas.

Relatório técnico intitulado “A falta de motoristas para empresas do TRC”, elaborado pelo Instituto Paulista de Transporte de Carga (IPTC), em outubro de 2020, revelava um recuo de 5.9% nos números de motoristas profissionais disponíveis. A situação não parece ter melhorado muito.

Para atender essa demanda, o grupo Onisys lançou a “Vagas na Estrada”. A proposta da plataforma é fazer a ligação entre profissionais especializados, inclusive mulheres, e empresas que precisam destes profissionais. De acordo com o CEO da Onisys, Leonardo Campos, os motoristas poderão cadastrar seus currículos e as corporações anunciarem ofertas de vagas neste setor.

“Será como um LinkedIn para motoristas. No Brasil já vínhamos com uma defasagem por falta de renovação dos profissionais. Filhos de motoristas não querem ser motoristas. Com a pandemia, o crescimento do comércio on-line e das entregas tornou isso ainda mais grave. Daí a nossa ideia de criar a plataforma ”, explica Campos.

A Vagas na Estrada começou a operar gratuitamente no dia 25 de agosto. Podem se cadastrar para concorrer a vagas motoristas de diferentes modalidades de veículos, como os de cargas pesadas, ônibus, frotistas etc. O cadastramento é aberto a profissionais que desejam trabalhar como celetistas ou pessoa jurídica.

“Fazemos uma checagem para verificar os dados das empresas com o objetivo de evitar fraudes e golpes. Aceitamos qualquer empresa que tenha motoristas dentro do seu quadro de funcionários como celetistas, não apenas transportadoras. Nesse primeiro momento não cobramos nenhuma taxa. No futuro o objetivo é trabalhar como uma verdadeira rede social, oferecendo ferramentas e exposição premium para os nossos clientes”, afirma.

A plataforma disponibiliza espaço para que as empresas personalizem seu perfil, com informações como diferenciais da empresa, descrição da vaga, requisitos, benefícios, faixa salarial e tipo de contrato. Os motoristas interessados visualizam o perfil, clicam no botão “Me inscrever na vaga” e automaticamente a empresa recebe uma notificação. A meta para o primeiro ano da plataforma é alcançar a marca de mil vagas e 50 mil motoristas cadastrados.

Outro objetivo da ferramenta é ampliar a base de clientes da Onisys. O sistema tem entre as missões auxiliar as empresas de transporte a atingirem o índice de “zero acidente”, utilizando tecnologias que possam aumentar o engajamento dos motoristas para prevenção e redução de acidentes, diminuindo também os custos no processo de segurança operacional dos transportadores, pela digitalização e gestão mais eficiente do processo.

A partir da Vagas na Estrada vamos ter um diagnóstico da logística no País pelo olhar do motorista. Acreditamos que isso vai nos trazer mais clientes e atendê-los de forma ainda mais assertiva”, completa o CEO da Onisys.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas