Plataforma facilita gestão de compra de combustível

Movido principalmente a diesel, o setor de transporte de cargas no Brasil se vê duramente penalizado pelos constantes aumentos de preço dos combustíveis ao longo do ano, e toda oportunidade de economizar é celebrada.
No acumulado do ano até julho, o diesel acumula alta de 25,78%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Na semana passada, o levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostrou que o preço médio do litro do diesel atingiu a marca de R$ 4,616.
Geograficamente bem localizada, fazendo a ligação entre o Sul/Sudeste com o Nordeste/Norte do País, Minas Gerais possui a maior malha rodoviária federal do Brasil e é um polo logístico. E, por essas características, o Estado é um mercado de desejo para a Combudata – plataforma de gestão de compra de combustível.
A solução foi criada para trazer produtividade e facilitar a tomada de decisão das empresas na hora de adquirir o produto para a sua frota. Usando tecnologia SaaS (Software as a Service), fornece informações baseadas em dados para dar transparência, consistência e controle à negociação das empresas na hora de obter diesel.
Além da ferramenta que faz a gestão da compra do diesel, a Combudata lançou no início deste ano mais um produto: o Combumarket, marketplace que reúne fornecedores de combustíveis, de um lado, e empresas que compram em escala, do outro, agilizando o processo de cotação e trazendo novas opções e ofertas para o cliente, que também tem à sua disposição preços mais competitivos.
De acordo com o gerente comercial da Combumarket, Sérgio Cruz Cardoso, além de economia, com a escolha das melhores ofertas, o uso combinado das suas soluções no mesmo ambiente virtual confere mais velocidade ao processo.
A plataforma fornece a seus clientes um Relatório Diário de Mercado, com informações a respeito da tendência para combustíveis. Com base nos dados de oscilação do mercado e na inteligência de custeio, mostra a tendência de alta ou queda no preço do diesel, fazendo com que o cliente consiga encher seus tanques no momento certo ou manter seus volumes e aguardar a queda do preço para comprar.
“Em um único ambiente digital a empresa vai ter uma oferta de fornecedores previamente selecionados com mais agilidade e segurança. Ele pode monitorar o pedido durante o tempo todo. Isso também ajuda no compliance porque ele fica com tudo registrado no histórico de compras, permitindo a rastreabilidade a qualquer momento”, explica Cardoso.
Sediada em Curitiba, a empresa começou pelo Paraná e por São Paulo. Agora avança por Minas Gerais e Santa Catarina. Em Minas, os primeiros clientes foram contatados na região Sul e a expectativa é atender todo o Estado até o fim do ano.
“A plataforma faz uma espécie de intermediação comercial. Esse é um mercado muito regulado. Fazemos uma avaliação técnica do ofertante. Quem quer comprar pode nos procurar ou podemos fazer o contato por uma busca ativa. O cadastro é gratuito. Quem vai vender também pode chegar por qualquer um dos dois processos e vai passar por uma avaliação. A nossa remuneração vem do vendedor”, pontua o gerente comercial da Combumarket.
Ouça a rádio de Minas