Negócios

Plataforma ‘Uma Penca’ vai movimentar R$ 4,5 milhões em vendas

Plataforma reúne cerca de 18 mil lojas e tem aproximadamente 200 mil produtos cadastrados
Plataforma ‘Uma Penca’ vai movimentar R$ 4,5 milhões em vendas
Todo o processo, produção, logística e atendimento ao cliente, é gerido pela plataforma sediada em Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais | Foto: Reprodução Internet

A startup Uma Penca, plataforma de e-commerce sob demanda de Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais, reúne cerca de 18 mil lojas e aproximadamente 200 mil produtos cadastrados. De fácil acesso e uma oportunidade para a criação de um negócio próprio, a plataforma segue em crescimento. A expectativa é encerrar o ano com uma movimentação financeira em vendas de R$ 4,5 milhões, alta de 80% em relação a 2024.

Segundo o fundador da Uma Penca, Bruno Imbrizi – empresa que integra o Grupo Chico Rei, também cofundado por ele -, a startup é baseada em um sistema 100% digital e sem necessidade de estoque. A Uma Penca permite que qualquer pessoa ou marca crie uma loja on-line, com custo inicial apenas no desenvolvimento das estampas. Todo o processo de produção, logística e atendimento ao cliente é gerido pela plataforma.

A plataforma possui um portfólio variado de produtos, que podem ser personalizados conforme definição do empreendedor. Os itens são vendidos a um preço-base, o que monetiza a Uma Penca, e o empreendedor determina o valor final de venda.

Entre os itens disponíveis estão camisetas adultas e infantis, pôsteres, canecas, ecobags e acessórios como bottons e ímãs. Todos os produtos são fabricados sob demanda, com matérias-primas certificadas (como algodão BCI) e opções veganas e cruelty free (certificação PETA). A comercialização ocorre pela plataforma, e as entregas são feitas em todo o Brasil e no exterior.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Imbrizi explica que a Uma Penca surgiu da alta demanda de artistas que queriam criar produtos próprios, inicialmente atendida pela marca de moda Chico Rei. A galeria de artistas independentes cresceu exponencialmente, tornando-se inviável devido ao volume elevado de pedidos e à falta de agenda. Foi então criada a Uma Penca, que passou a atender esse público.

“A gente tinha muitos artistas querendo lançar coleções na Chico Rei, mas já não tínhamos mais agenda. Ainda assim, havia muito interesse em viabilizar esses lançamentos. Ao mesmo tempo, a base cultural da empresa sempre foi voltada ao coletivo. Daí surgiu a ideia de criar a Uma Penca. Com a plataforma, conseguimos formar uma comunidade em que toda a parte de produção, logística, atendimento e área fiscal foi estruturada pensando no usuário.”

O ingresso na plataforma é gratuito, e a loja on-line pode ser criada por pessoas físicas, jurídicas e organizações. Ela permanece hospedada na plataforma e utiliza a tecnologia e o know-how da Uma Penca para toda a construção da nova marca. “Hoje, temos quase uma dezena de produtos, e nosso objetivo é chegar a mais de uma centena na prática.”

A iniciativa deu certo, e a Uma Penca registra resultados exponenciais, segundo Imbrizi. Para 2025, a expectativa é movimentar R$ 4,5 milhões em vendas na plataforma, valor 80% superior aos R$ 2,5 milhões registrados em 2024. O número de lojas cadastradas também deve crescer, passando de 18 mil para 30 mil até o fim de 2025.

“A Uma Penca apresenta crescimento exponencial mês a mês, tanto em vendas quanto em novas inscrições. É um avanço totalmente orgânico, impulsionado por indicações. Nosso investimento se concentra exclusivamente na tecnologia da plataforma, que é própria e desenvolvida pelo nosso time.”

Segundo Imbrizi, devido à forte relação com a comunidade, toda venda realizada na Uma Penca gera uma contribuição automática para projetos ligados à saúde, meio ambiente, educação e direitos humanos. Até o momento, as doações para instituições parceiras já somam mais de R$ 50 mil revertidos para impacto social.

“Nossa visão é clara: queremos democratizar o acesso ao varejo digital e provar que é possível escalar com propósito. Mais do que tecnologia, oferecemos ferramentas para que pessoas comuns possam empreender com criatividade e responsabilidade”, afirma Imbrizi.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas