Negócios

Plataforma Stilingue é adquirida pela Take Blip

Operação anunciada pela empresa de bussiness messaging movimentou o ecossistema de inovação em Minas Gerais
Plataforma Stilingue é adquirida pela Take Blip
Marcelo Hein explica que a busca era por uma empresa muito alinhada com a cultura da Take Blip | Crédito: Celso Doni

Agitando o ecossistema de inovação de Minas Gerais, a Take Blip, empresa líder em business messaging e comércio conversacional, sediada em Belo Horizonte, anuncia a aquisição da Stilingue, plataforma de inteligência artificial focada na gestão da experiência do cliente, com sede em Ouro Preto, na região Central. O valor da compra não foi revelado.

De acordo com o Chief Strategy Officer (CSO) da Take Blip, Marcelo Hein, essa aquisição expande a capacidade de o grupo ouvir os consumidores nas aplicações conversacionais e sociais, além de evoluir de forma ágil a plataforma Take Blip.

O objetivo é aumentar o alcance em funcionalidade e canais, além de organizar em um só lugar as conversas derivadas das redes sociais, avaliações em sites, aplicativos, notícias, entre outros canais públicos e privados.

“Buscávamos uma empresa muito alinhada com a cultura da Take. Além disso, a Stilingue tinha a melhor ferramenta no Brasil, então era perfeita. Acreditamos que a revolução digital é inexorável. Existe uma mudança na maneira como as pessoas experimentam o mundo digital levando para um paradigma conversacional. A lógica digital será guiada pela inteligência artificial (IA). Agora a Take Blip tem um produto muito mais robusto”, explica Hein.

Fundada em 2014, Stilingue é a única plataforma de Inteligência Artificial para o português, combinando recursos avançados de IA (processamento de linguagem natural, visão computacional e machine learning), para liberar tempo e o potencial dos clientes para um entendimento mais humanizado entre marcas e pessoas. Ela promete organizar em um único lugar e em tempo real as conversações derivadas de múltiplos canais digitais, redes sociais, em sites e apps, notícias, CRM e outros canais públicos e privados, para que as empresas possam obter insights valiosos sobre clientes, funcionários, experiências de marca e produto que suas organizações proporcionam para resolver possíveis problemas à medida que surgem e suportar as tomadas de decisões de todos os tipos de negócios.

“É simbólico a Stilingue ser de Ouro Preto. Na nossa visão de mundo, a IA é o novo ouro. A cidade, além de ser um patrimônio da humanidade, é reconhecida também pela formação de pessoas. Ela tem uma universidade de primeiríssima linha e foi lá que a empresa nasceu. Em 2014, quando pouca gente pensava nisso, eles já pesquisavam como o computador poderia entender o nosso idioma, especialmente a língua informal”, destaca o executivo.

Planejamento 

Em princípio as empresas vão manter suas identidades e planejamentos separados, mantendo, inclusive, as sedes e escritórios atuais. As equipes passarão por um processo de integração natural. A Take Blip possui atualmente mais de 1.100 funcionários e a Stilingue mais de 200.

Desde 2020, quando recebeu um investimento de US$ 100 milhões do fundo americano Warburg Pincus, a Take Blip tem investido forte em sua expansão. Com esta aquisição, a empresa aumenta seu market share no mercado brasileiro e, juntas, Take Blip e Stilingue planejam atingir, ainda em 2022, uma receita anual recorrente (ARR) de mais de R$ 600 milhões.

“Nada será feito precipitadamente. Queremos somar talentos. As duas continuam com planos de contratação e têm suas metas e objetivos. Vamos buscar integrar produtos. Levar os clientes da Take para serviços adicionais na Stilingue e vice-versa. As sedes se mantêm separadas e seguimos trabalhando remotamente”, afirma o CSO da Take Blip.

Lett registra crescimento de 70% na receita

O ano de 2021 foi de grandes conquistas para a Lett, startup mineira especialista em trade marketing digital. Em apenas 12 meses, a empresa conseguiu um aumento de mais de 70% em seu faturamento. Esse crescimento ao longo do ano foi um dos motivos da empresa ter sido adquirida pela Neogrid por R$ 38,4 milhões em setembro de 2021.

Os resultados fazem parte do trabalho que permite com que indústrias globais consigam vender mais no e-commerce por meio de inteligência de dados, atendimento consultivo e tecnologia de ponta.

Utilizando inteligência artificial, a Lett permite que indústrias monitorem as informações das páginas de produtos nos e-commerces, como imagem, descrição, título, avaliações e comentários para compreender como seus produtos são expostos para o consumidor. Além disso, a empresa também permite que as marcas acompanhem a volatilidade dos preços dos seus produtos, se os itens estão disponíveis para a compra e qual é o posicionamento de palavras-chaves estratégias nas buscas dos varejos.

O trabalho da Lett é reconhecido por marcas globais, como Nestlé, Ambev, Mondelez e P&G. Atualmente, a Lett monitora mais de 6 milhões de páginas de produto em mais de 500 e-commerces.

Um dos motivos para o alto crescimento no faturamento foi a conquista de novos clientes e a internacionalização. Em 2021, a startup consolidou a sua marca em 12 países da América Latina, com foco principal no Brasil, México e Colômbia e aumentou a sua carteira de clientes em 41%.

Para conseguir atingir resultados tão expressivos, a Lett focou na contratação de novos talentos. Em 2021, a equipe da empresa aumentou em 40%, no qual houve contratação para todas as áreas, especialmente para Atendimento ao Cliente.

Para 2022, a expectativa é que os resultados sejam ainda melhores. “Em 2022, acreditamos que a aquisição pela Neogrid fará toda diferença na nossa operação. Teremos mais investimentos em estrutura, pessoal e tecnologia e queremos dobrar o nosso faturamento ao traçar estratégias assertivas de internacionalização. O potencial da Lett será ainda maior”, explica o CEO da Lett, Davi Song.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas