Plataformas fazem “match” entre empresas e ONGs e profissionalizam o bem

Com o encerramento do ano e o espírito natalino, a tradição de solidariedade impulsiona muitas empresas a fortalecer suas ações sociais ou incorporar a filantropia ao planejamento estratégico do próximo ano. Contudo, a mensuração do impacto dessas ações nem sempre é fácil, dada a sua execução, em grande parte, de maneira isolada, o que dificulta sua inclusão nos critérios de compliance e auditoria.
A Yabá Consultoria, empresa especializada em iniciativas ESG nas organizações, ao observar esse padrão de comportamento, investiu no desenvolvimento de plataformas que simplificam e sistematizam esses processos no ambiente corporativo.
“Muitas vezes, as empresas apenas fazem as suas doações e não têm ideia do impacto social delas e para a sua própria organização – e até mesmo do que poderia ser doado ao longo do ano. Entendi que a tecnologia poderia ajudar nesse processo, deixando tudo isso mais organizado”, diz a CEO da Yabá, Andrea Moreira.
Dessa forma, a Yabá Consultoria, elaborou a plataforma Jeito de Ajudar, estabelecida em 2018, que facilita a interação entre empresas interessadas em realizar doações e as ONGs em busca de apoio. Adequada a todo tipo de empresa, a Jeito de Ajudar é inserida no site das companhias, no qual as ONGs podem fazer seu cadastro e seu pedido de doação.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“A solução possibilita que todos os pedidos de doação, que muitas vezes chegam por e-mail, nas lojas (no caso do varejo) ou nas redes sociais fiquem concentradas em um único canal, facilitando a sua organização, avaliação e resposta”, explica Andrea Moreira.
A CEO ainda complementa que as empresas do varejo, por exemplo, podem usar essa plataforma para receber o pedido de doações, fazendo a distribuição dos pedidos para os pontos de venda mais próximos. Isso envolve não somente organização, mas também uma ajuda que será mensurada legalmente nos processos da empresa.
Um dos cases de sucesso de aplicação do Jeito de Ajudar acontece na rede Leroy Merlin, que desde o início da criação da plataforma, está utilizando para organizar melhor as doações de suas lojas.
“Os colaboradores fazem a avaliação das solicitações, se conseguem apoiar, sinalizam se sim ou não, fazem a separação dos itens e emitem a nota fiscal para a ONG que faz a retirada. Normalmente, são doados produtos de mostruário que vão ser trocados, alguns com defeitos mínimos ou que estão em desuso. A plataforma fica ativa o ano todo para que essa movimentação não ocorra somente no fim do ano”, conta Andrea.
A CEO da Yabá brinca que a Jeito de Ajudar funciona como um Tinder. “Ela dá match entre ONGs que precisam de determinadas doações e com empresas que têm esses itens para doar. As empresas conseguem escolher as ONGs com quem elas querem se relacionar”.
Impostos para o bem
Por meio da plataforma Incentivados, também criada pela Yabá, as organizações não governamentais (ONGs) realizam seus cadastros e submetem projetos para avaliação por parte das empresas. A curadoria dos projetos busca alinhar a missão de cada iniciativa ao propósito das empresas, utilizando a plataforma como meio para sistematizar o processo.
Contudo, o foco permanece na manutenção de um atendimento humanizado, reconhecendo que muitas organizações necessitam de orientações específicas, e as empresas compreendem que o apoio deve ser genuíno e generoso.
“Para nós da Yabá, a curadoria de projetos é um cuidado com os projetos, processo e com as pessoas, sendo esta a base do ESG e do bom investimento social”, conta a especialista.
Voltada a conectar companhias dispostas a destinar recursos provenientes de impostos – IR, IPTU, ICMS, ISS, entre outros – a projetos nas áreas de esporte, cultura, direitos infantojuvenis, idosos e saúde, a ferramenta tem se destacado como uma solução para ambos os lados.
Andrea destaca que muitas empresas desejam utilizar esses recursos para se comunicar com diversos públicos de interesse, especialmente aqueles ligados às suas operações, mas enfrentam desafios na implementação. “É uma oportunidade para se relacionar com diferentes públicos, conectar sua marca e seus colaboradores com causas e projetos que sejam relevantes para a sociedade, além de terem sinergia com a empresa”.
Além da seleção criteriosa de projetos, a plataforma oferece serviços de monitoramento, formação/mentoria para líderes, e consolidação de resultados e impacto social. O objetivo é estabelecer relacionamentos duradouros entre empresas e organizações, contribuindo para o desenvolvimento social de maneira sustentável.
A versatilidade da plataforma Incentivados permite a personalização de acordo com as demandas específicas de cada empresa. “É importante que os executivos compreendam isso, pois ela vai representar a marca dele junto à sociedade, reforçar seu branding, com acolhimento, escuta ativa e afetiva e não somente com os benefícios da tecnologia”, diz.
A área de Incentivados da Yabá conta com clientes de grande porte, como a Leroy Merlin, GDM, Grupo Accor, Pfizer, entre outras.
*Estagiária sob supervisão da edição
Ouça a rádio de Minas