Podcast une contos infantis e sustentabilidade

O uso de aparelhos eletrônicos e da internet por crianças e adolescentes é um assunto que frequentemente volta à tona. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) alerta sobre os perigos do uso exagerado de telas e dos prejuízos cognitivos, de desenvolvimento e do sono. Mas, com uso moderado e supervisionado, é possível beneficiar-se da tecnologia. Um bom exemplo é ouvir podcasts ou histórias que despertam a criatividade, ampliam o vocabulário e estimulam o aprendizado.
Para que o momento de escuta seja ainda mais benéfico, os pais ou responsáveis podem participar não apenas para supervisionar, mas também para reforçar a parentalidade lúdica, que integra brincadeiras à relação diária com as crianças, aumentando o vínculo emocional e afetivo e favorecendo o desenvolvimento. Na primeira infância, até os sete anos de idade, isso deve se tornar ainda mais frequente, pois é nessa fase que o senso de confiança em relação aos adultos é criado e os espaços seguros são construídos.
“Quando escutamos os episódios juntos, sinto que muitos vínculos se formam ali: seja rindo dos personagens, seja refletindo sobre o que foi trazido no podcast. As crianças ficam atentas ao que ouvem e claramente colocam a imaginação para voar alto!”, afirma Mariana Moraes, do movimento Verdes Marias – formado por três irmãs que promovem uma vida mais consciente a partir de microrrevoluções sustentáveis.
Uma das criações do Verdes Marias é o podcast infantil Contos da Capivara, que une temas ambientais ao mundo lúdico e cheio de aventura da capivara Clara, narradora das histórias. Lançado em 2022, em parceria com a Poétika, o podcast tem 16 episódios, já ultrapassou 400 mil reproduções e vem conquistando espaço em escolas e famílias em todo o Brasil como ferramenta educativa.
Os episódios são escritos por autores nacionais, com a participação de organizações sociais como Greenpeace, SeaShepherd Brasil, Famílias pelo Clima e WWF, que despertam a imaginação das crianças enquanto ensinam boas práticas para cuidar do planeta.
Telas com propósito
Quando manter os pequenos distantes da internet não for possível, os pais ou responsáveis podem usar isso a seu favor e criar laços que durarão a vida inteira. A parentalidade lúdica, antes associada apenas a brincadeiras físicas, hoje também se estende a momentos educativos mediados por equipamentos eletrônicos. Ao ouvir histórias como as do Contos da Capivara, famílias compartilham atenção e imaginação, discutem os acontecimentos e refletem sobre atitudes e escolhas dos personagens, fortalecendo vínculos e transformando esse momento em algo duradouro.
Microrrevoluções fazem a diferença
A capivara Clara também ensina os adultos. Durante os episódios, ela dá dicas práticas de como mudar pequenos hábitos rotineiros e torná-los mais sustentáveis. Compostagem, economia circular, cuidado com os animais e uso racional da energia são alguns dos temas abordados na nova temporada.
Um dos lançamentos recentes é “A Abacateira”, em que Clara narra a história de uma neta que compartilha momentos afetivos com a avó em uma fazenda de abacates, aprendendo sobre a sabedoria da natureza e o valor das pausas. Após a avó se acidentar, a menina encontra uma maneira de animá-la com gestos de carinho e reconexão com a natureza. Escrita pelo Verdes Marias, a fábula contou com apoio da Fundação Ellen MacArthur, referência em economia circular.
Os episódios estão disponíveis gratuitamente nas principais plataformas de áudio, como Spotify e YouTube. Mais informações em @podcast_contosdacapivara.
Ouça a rádio de Minas