Negócios

Por que as ações da Hapvida são as preferidas no setor de saúde

Após fusão com a NotreDame Intermédica, a operadora se tornou a maior da América Latina. Confira também outros destaques dos Negócios
Por que as ações da Hapvida são as preferidas no setor de saúde
Crédito: Divulgação/Hapvida NoterDame Intermédica

Recém-lançada, a segunda Pesquisa de Sentimento sobre Saúde realizada pelo BTG Pactual com investidores do mercado brasileiro apontou as ações da Hapvida (HAPV3) como a opção de compra preferida pelo mercado no longo prazo. De acordo com a pesquisa, 47% dos entrevistados preferem os papéis HAPV3, 34 pontos percentuais acima do segundo colocado. A recomendação de compra pelos analistas é ancorada por uma visão de melhora da sinistralidade, ponto que foi ressaltado pela maioria do grupo (78%).

Referendando o achado da pesquisa, relatório publicado pelo Santander reforça a expectativa de redução da sinistralidade da Hapvida NotreDame Intermédica e volta a recomendar opção de compra das ações da companhia, que classifica como destaque do quarto trimestre de 2023. O documento destaca também expectativas de melhoras de índices financeiros da operadora no período, como a receita e o Ebitda ajustado. Após fusão com a NotreDame Intermédica, a Hapvida se tornou a maior operadora de saúde da América Latina com 15,9 milhões de beneficiados – mais do que a soma da Bradesco e Amil juntas -, mais de 66 mil funcionários, 28 mil médicos e 764 unidades próprias. Com ticket médio de R$ 251,8, a empresa registrou receita consolidada de R$ 6,9 bilhões no terceiro trimestre de 2023.

Veja, a seguir, outros destaques dos Negócios:

Maior loja para bebês em Orlando investe em atendimento para brasileiros

Com o crescente número de brasileiros que escolhem Orlando como lar ou destino de viagem, os estabelecimentos comerciais na cidade têm se adaptado para atender às necessidades específicas dessa clientela diversificada. Um exemplo notável é a MacroBaby, fundada pelo CEO brasileiro Richard Harary, que se tornou a maior loja física dos Estados Unidos especializada em produtos para bebês. O que diferencia a MacroBaby é o seu atendimento em português e personalizado, tornando-se uma escolha popular não apenas para turistas brasileiros, mas também para americanos de outras cidades. Além disso, a loja investiu na criação de um site bilíngue, em inglês e português, facilitando a experiência de compra tanto para os clientes locais quanto para os internacionais.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


De acordo com Richard Harary, a receita gerada pelas vendas on-line da MacroBaby supera até mesmo o faturamento da loja física. Ele compartilha sua motivação por trás da fundação da MacroBaby, destacando a importância de fornecer orientação e apoio às mães, especialmente em um momento tão crucial como o cuidado com os bebês.

Sankhya aposta em metodologia exclusiva

A Sankhya, uma das principais desenvolvedoras de software de gestão empresarial (ERP/EIP), investe em seus Delivery Centers, unidade de negócios exclusiva para serviços. Localizadas em regiões estratégicas, a área faz parte do projeto de utilizar a metodologia exclusiva para implementação das soluções da companhia, obtendo mais escalabilidade e eficiência operacional. O processo envolve um guia de melhores práticas, pacotes de aceleração para execução das etapas, células dedicadas para configuração e parametrização.

A operação de Delivery Center já conta com 500 colaboradores, apoiando aproximadamente metade da carteira de clientes, em mais ou menos 400 projetos distintos. Atualmente, nesse modelo, cerca de 35% do processo de implementação ocorre de maneira remota e garante uma redução de até 30% no tempo de conclusão. Atualmente, a Sankhya possui quatro operações de Delivery Center (Centro-Sul (Goiânia); Sudeste (Belo Horizonte); Triângulo Mineiro (Uberlândia) e São Paulo (Campinas), que atendem todo o Brasil por meio das mais de 40 unidades.

Em abril, 28 rotas da Latam Brasil terão ampliação de 20% no número de voos

Companhia aérea que mais cresce no Brasil desde 2021, a Latam acaba de programar um aumento de 20% no número de voos de 28 rotas no Brasil. A partir do segundo trimestre de 2024, a companhia adicionará 165 voos semanais nestas rotas domésticas que conectam 24 aeroportos brasileiros. O incremento inclui o investimento na nova rota Congonhas-Caxias do Sul, que será inaugurada já no início de abril com cinco voos semanais, e na retomada da rota Vitória-Rio de Janeiro/Galeão, com dois voos diários.

As rotas nacionais com mais incrementos da Latam Brasil no segundo trimestre de 2024 são Rio de Janeiro/Santos Dumont-São Paulo/Guarulhos (passa de 125 para 141 voos por semana); Florianópolis-São Paulo/Guarulhos (de 28 para 35 voos por semana); Fortaleza-São Paulo/Guarulhos (de 35 para 45 voos por semana); Brasília-São Paulo/Congonhas (de 79 para 87 voos por semana); Belo Horizonte/Confins-São Paulo/Guarulhos (de 35 para 42 voos por semana); Vitória-São Paulo/Guarulhos (de 28 para 35 voos por semana); Foz do Iguaçu-São Paulo/Guarulhos (de 21 para 28 voos por semana); Cuiabá-São Paulo/Congonhas (de 7 para 14 voos por semana); Brasília-Rio de Janeiro/Galeão (de 14 para 21 voos por semana) e Uberlândia-São Paulo/Congonhas (de 7 para 11 voos por semana).

Os estados com os maiores aumentos (excluindo São Paulo e Distrito Federal, onde estão os hubs da Latam no Brasil) são Rio de Janeiro e Espírito Santo (ambos com 21 novos voos semanais), Santa Catarina (19 novos voos semanais), Minas Gerais e Paraná (16 novos voos semanais), e Ceará (14 novos voos semanais).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas