Negócios

Porta-voz das Forças de Israel lança livro no Brasil

Obra revela os bastidores do conflito no Oriente Médio sob a ótica da comunicação
Porta-voz das Forças de Israel lança livro no Brasil

Em meio à escalada dos conflitos no Oriente Médio, a desinformação em massa e a polarização nas redes sociais tornam-se um dos grandes dilemas enfrentados para além do campo de batalhas. É nesse contexto que Rafael Rozenszajn, primeiro porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF) em português, advogado especialista em Direito Internacional e major da reserva, desembarca no País para o lançamento de seu livro “A Guerra das Narrativas” (Editora Citadel), a convite do Hillel Rio de Janeiro e do Hillel São Paulo – organizações ligadas ao Hillel International, presente em diversos campi universitários ao redor do mundo e focada em fortalecer a identidade judaica e promover a cultura judaica entre estudantes.

A obra revela os bastidores do conflito sob a ótica da comunicação, expondo como manchetes fora de contexto, imagens manipuladas e discursos parciais moldam a percepção internacional sobre Israel. Com base em sua atuação como porta-voz da IDF durante momentos críticos recentes, Rafael Rozenszajn analisa os desafios enfrentados em uma guerra que ultrapassa os campos de batalha e se instala no noticiário e nas redes sociais.

O livro, que conta com prefácio do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça e posfácio do presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Cláudio Lottenberg, também contextualiza o cenário real do conflito, deixando claro que Israel enfrenta uma ameaça constante de grupos terroristas organizados. Em meio à pressão internacional e à batalha informacional, o País busca se defender enquanto precisa lidar com uma guerra assimétrica que coloca em risco vidas inocentes de ambos os lados.

“O conflito de hoje não é apenas travado com armas, mas também com palavras, imagens e versões que moldam a opinião pública mundial”, afirma o autor. O livro convida o leitor a refletir sobre o impacto dessa guerra invisível na diplomacia, na segurança e na vida cotidiana de quem vive em zonas dominadas por terroristas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas