Portal Auto Shopping completa 30 anos e se mantém como referência no mercado de veículos nacional

O Portal Auto Shopping, que completa 30 anos em 2024, segue como referência no mercado de veículos seminovos e usados. Com sede em Belo Horizonte, o Portal foi o 1º Auto Shopping da América Latina e fatura cerca de R$ 50 milhões ao mês. A unidade, que conta com 50 lojas especializadas no setor automotivo, está investindo em inovação, tecnologia e em novas vagas para carros elétricos. No acumulado do ano, as vendas no Portal cresceram cerca de 10% frente a 2023.
Conforme a gerente-geral do Portal Auto Shopping, Viviane Valadares, mesmo após 30 anos da fundação, o Portal continua sendo referência no mercado. Entre os fatores que favorecem o shopping está a grande variedade de veículos disponíveis e a concentração de todas as operações para concluir a compra – como empresas de crédito e seguro – em um só espaço.
“O Portal, desde a fundação, é referência para outros empreendimentos no Brasil. Ele foi totalmente desenhado, em um estilo de shopping. São quatro andares com muitas opções para os consumidores. A unidade permaneceu durante todos os momentos de crise, que foram muitas nos últimos 30 anos, com participação ativa do empreendedor sempre prezando pela excelência, inovação, estratégia e planejamento”.
Composto por 35 lojas de revenda e abrigando todas as operações necessárias para concluir a compra de veículos, o Portal Auto Shopping registra um faturamento médio mensal próximo a R$ 50 milhões.
Conforme Viviane Valadares, a evolução das vendas nos últimos cinco anos foi positiva e alcançou crescimento na casa dos dois dígitos. Assim, as negociações somaram cerca de 35 mil veículos. Para 2024, a expectativa do Portal Auto Shopping é manter essa média, acumulando alta próxima a 10%. O percentual está acima das projeções do setor que, segundo a Associação dos Revendedores de Veículos de Minas Gerais (Assovemg), deve ficar entre 7% e 8%.
O resultado positivo também é atribuído à estrutura completa do espaço e à grande oferta de veículos, são cerca de 2 mil opções nas revendas do Portal, de modelos e preços variados.
“O Portal tem uma estrutura bem planejada que atende a demanda do cliente. São 24 mil metros de construção, quatro pisos, sendo o último um estacionamento amplo. Pelo segundo ano consecutivo temos 0% de vacância. Temos cerca de 35 lojas de revendas de veículos e o mais interessante é que contamos com todas as operações que envolvem a comercialização dos carros em um só local. Então, no Portal, temos financeiras, empresas de vistoria, corretoras de seguros, serviço de alimentação e espaço kids”.
Em relação aos investimentos, Viviane Valadares, mesmo sem divulgar os valores, explica que o foco atual é na implantação de tecnologias e inovações para melhorar o atendimento aos clientes. Há também aporte na estrutura para receber os veículos elétricos, um novo site, investimentos nas redes sociais e em marketing.
“Atendemos um público bem diversificado, sendo 20% do interior de Minas, 30% da RMBH e 50% Belo Horizonte. Os investimentos, principalmente, em mídia, são importantes para atingirmos o público, por isso, a presença digital”.
Ouça a rádio de Minas