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Rede de farmácias Poupaqui quer saltar de uma para 40 unidades em Minas Gerais até 2025

Para este ano, a rede espera abrir uma loja no município mineiro de São Romão, no Norte do Estado
Rede de farmácias Poupaqui quer saltar de uma para 40 unidades em Minas Gerais até 2025
Unidade da rede Poupaqui | Foto: Poupaqui / Divulgação

A rede de farmácias Drogarias Poupaqui irá inaugurar uma unidade na cidade de São Romão, na região Norte de Minas Gerais, em novembro deste ano. Até então, a empresa possui apenas uma operação no Estado, localizada na cidade Fronteira, no Triângulo Mineiro, mas espera alcançar a marca de 40 lojas até o final de 2025.

As informações são do CEO da Poupaqui, Sérgio Otaviano. Segundo ele a rede irá, ao longo do próximo ano, investir fortemente na divulgação e na geração de leads com foco no Estado. “Nós acreditamos que em 2025 vamos ter um crescimento significativo em Minas Gerais”, disse.

A inauguração da unidade de São Romão faz parte do plano de expansão da varejista farmacêutica, que possui 82 operações em funcionamento no Brasil e outras 32 em fase de implantação. Conforme projeções de Otaviano, a empresa deverá superar a barreira das 150 unidades ao longo de 2025.

O empresário destaca que a prioridade da rede é expandir no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e em Minas Gerais.

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No caso do mercado mineiro, ele destaca a grande quantidade de cidades de pequeno e médio porte, com populações entre 10 mil e 100 mil, perfil que se encaixa com o modelo de negócio da empresa. “Nós temos um público alvo muito grande em Minas”, completa.

Mercado de franquias e genéricos

Além disso, Otaviano aponta para a relevância do Estado no segmento de licenciamentos e franquias no varejo farmacêutico. De acordo com o empresário, 37% dos pontos de vendas em Minas são de franquias, redes associativistas ou licenciadas, enquanto no restante do País essa taxa é de 24% das farmácias.

A rede Drogarias Poupaqui – associada à Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) – trabalha com a conversão de operações já existentes, mas, conforme o CEO da empresa, o foco está na inauguração de lojas.

Ele ressalta que a varejista possui uma estrutura de suporte que ajuda empresários sem experiência no ramo, mas querem abrir uma unidade.

Foto: Poupaqui / Divulgação

Minas Gerais é segundo mercado de genéricos no Brasil

Outro ponto que também despertou o interesse da rede em Minas Gerais, segundo Otaviano, é o fato do Estado ser o segundo maior mercado de genéricos no Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo. “Nós temos uma atuação muito forte no mercado de genéricos”, ressalta.

O empresário ressalta que a rede está em busca de parceiros que estejam dispostos a investir e operar o negócio. Essas características são fundamentais em um mercado que está em crescimento e tende a ser duradouro, uma vez que o envelhecimento da população está cada vez maior.

“É exatamente este público que é o nosso foco, com destaque para os 50+. Essas pessoas fazem uso contínuo de medicamentos”, disse.

Investimento e faturamento

O investimento inicial necessário para abrir uma loja é de R$ 250 mil. Essas operações possuem faturamento médio de R$ 160 mil e lucro médio mensal de 12%. De acordo com Otaviano, o tempo médio de retorno do investimento é de 24 meses.

O CEO da rede varejista reforça o foco da empresa nas cidades de pequeno e médio porte, mas também destaca o bom desempenho que a empresa apresenta em cidades periféricas de regiões metropolitanas. “Nós consideramos que a Grande BH é uma região muito forte e nós temos muita sinergia com este tipo de cidade”, completa.

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