Rede de farmácias Poupaqui quer saltar de uma para 40 unidades em Minas Gerais até 2025

A rede de farmácias Drogarias Poupaqui irá inaugurar uma unidade na cidade de São Romão, na região Norte de Minas Gerais, em novembro deste ano. Até então, a empresa possui apenas uma operação no Estado, localizada na cidade Fronteira, no Triângulo Mineiro, mas espera alcançar a marca de 40 lojas até o final de 2025.
As informações são do CEO da Poupaqui, Sérgio Otaviano. Segundo ele a rede irá, ao longo do próximo ano, investir fortemente na divulgação e na geração de leads com foco no Estado. “Nós acreditamos que em 2025 vamos ter um crescimento significativo em Minas Gerais”, disse.
A inauguração da unidade de São Romão faz parte do plano de expansão da varejista farmacêutica, que possui 82 operações em funcionamento no Brasil e outras 32 em fase de implantação. Conforme projeções de Otaviano, a empresa deverá superar a barreira das 150 unidades ao longo de 2025.
O empresário destaca que a prioridade da rede é expandir no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e em Minas Gerais.
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No caso do mercado mineiro, ele destaca a grande quantidade de cidades de pequeno e médio porte, com populações entre 10 mil e 100 mil, perfil que se encaixa com o modelo de negócio da empresa. “Nós temos um público alvo muito grande em Minas”, completa.
Mercado de franquias e genéricos
Além disso, Otaviano aponta para a relevância do Estado no segmento de licenciamentos e franquias no varejo farmacêutico. De acordo com o empresário, 37% dos pontos de vendas em Minas são de franquias, redes associativistas ou licenciadas, enquanto no restante do País essa taxa é de 24% das farmácias.
A rede Drogarias Poupaqui – associada à Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) – trabalha com a conversão de operações já existentes, mas, conforme o CEO da empresa, o foco está na inauguração de lojas.
Ele ressalta que a varejista possui uma estrutura de suporte que ajuda empresários sem experiência no ramo, mas querem abrir uma unidade.

Minas Gerais é segundo mercado de genéricos no Brasil
Outro ponto que também despertou o interesse da rede em Minas Gerais, segundo Otaviano, é o fato do Estado ser o segundo maior mercado de genéricos no Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo. “Nós temos uma atuação muito forte no mercado de genéricos”, ressalta.
O empresário ressalta que a rede está em busca de parceiros que estejam dispostos a investir e operar o negócio. Essas características são fundamentais em um mercado que está em crescimento e tende a ser duradouro, uma vez que o envelhecimento da população está cada vez maior.
“É exatamente este público que é o nosso foco, com destaque para os 50+. Essas pessoas fazem uso contínuo de medicamentos”, disse.
Investimento e faturamento
O investimento inicial necessário para abrir uma loja é de R$ 250 mil. Essas operações possuem faturamento médio de R$ 160 mil e lucro médio mensal de 12%. De acordo com Otaviano, o tempo médio de retorno do investimento é de 24 meses.
O CEO da rede varejista reforça o foco da empresa nas cidades de pequeno e médio porte, mas também destaca o bom desempenho que a empresa apresenta em cidades periféricas de regiões metropolitanas. “Nós consideramos que a Grande BH é uma região muito forte e nós temos muita sinergia com este tipo de cidade”, completa.
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