SAF do Pouso Alegre deve receber R$ 20 milhões e investidores prometem gestão profissional

O Pouso Alegre Futebol Clube é mais um time mineiro a adotar o modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A empresa FaceSports assumiu 90% da gestão, o restante permanece sob controle da associação. Visando uma administração mais profissional, os novos investidores estimam um aporte de aproximadamente R$ 20 milhões para os próximos cinco anos.
De acordo com o clube, um dos objetivos nessa nova fase será investir na construção de um novo centro de treinamento (CT) para a equipe. Além disso, o Pouso Alegre também espera alcançar as principais divisões do futebol brasileiro e se consolidar como uma referência na formação de atletas.
O sócio da FaceSports, Rafael Amaral, relata que o projeto do Pouso Alegre SAF surgiu inspirado em alguns cases de sucesso, como o Athletic Club, de São João del-Rei, na região Central do Estado. Ele lembra que o time estava enfrentando algumas dificuldades e que a melhor forma de superar esse problema era se transformando em um clube-empresa. “Em nosso ponto de vista, essa foi a melhor decisão”, avalia.
Amaral destaca que o departamento jurídico segue cuidando do processo, inclusive, os trabalhos para a criação de um CNPJ da nova SAF já estão em andamento, com possibilidade de estar pronto nos próximos dias.
O empresário ressalta que o atual momento é de diagnóstico para obter mais informações sobre o clube. Portanto, ainda não é possível fazer muitas afirmações a respeito de como serão os próximos anos, podendo apenas fazer algumas estimativas e apresentar algumas possibilidades.
No entanto, Amaral avalia que um dos grandes desafios a serem enfrentados será a criação de uma base sólida e sustentável tanto no campo esportivo quanto na parte administrativa. Outro ponto citado por ele é a questão a respeito da dificuldade em alcançar retornos de maneira mais rápida, porém, ele pontua que esta é uma questão já esperada por qualquer investidor.
O dirigente lembra que também há a questão a respeito do impacto que os resultados esportivos podem causar em outras áreas do clube. “Ninguém vai querer se aproximar de uma marca que está prestes a descer de divisão se não enxergar potencial de subir futuramente e melhorar a performance”, explica.

SAF do Pouso Alegre tem modelo de gestão e objetivos traçados
Segundo o empresário, a gestão será dividida entre duas áreas: esportiva, incluindo tudo que envolve o futebol profissional, e administrativa, para cuidar da parte de mercado. O sócio da FaceSports garante que a administração será feita de forma mais cautelosa, com os “pés no chão”, mas sem se esquecer dos objetivos e metas traçados.
“Nossos objetivos são claros e nossas metas são possíveis de serem alcançadas. Desde sempre, queremos manter os pés no chão, mas também resgatar os torcedores e trazê-los para uma experiência diferente do habitual”, declara.
Uma das principais metas é o desenvolvimento de departamentos bem estruturados, capazes de atrair bons profissionais. Além disso, Amaral ressalta a importância de não ser apenas uma SAF voltada para o futebol, mas também para a cidade como um todo. Segundo ele, o time deve contribuir para o turismo e para a cultura da região, além da saúde e da educação da população local.
“Existe uma grande necessidade de gerar experiências para as famílias. Nós queremos que o time possa representar a família pousoalegrense. Nós queremos focar nisso também, ter um pai e uma mãe que leve o filho para o estádio, para que no futuro ele possa levar sua família também”, relata.
Quanto ao investimento, Amaral explica que grande parte será destinado para a construção do novo CT. O clube ainda deverá investir nas categorias de base, com o objetivo de revelar novos jogadores que possam, inclusive, contribuir para a equipe principal. Além do foco na estrutura e na formação de atletas, a nova gestão também realizará trabalhos que beneficiem o time profissional.
No ponto de vista esportivo, o empresário relata que, inicialmente, o objetivo é colocar a equipe entre as melhores do Campeonato Mineiro, se possível, no curto e médio prazo. No entanto, ele ressalta que este é um grande desafio, principalmente, para os times com uma folha salarial menor, como é o caso do Pouso Alegre.
“Nós temos que ter os pés no chão porque têm alguns clubes mais estruturados e com poder aquisitivo maior que o nosso. Temos que ter cautela no discurso para não inflamar ou gerar uma cobrança exagerada por parte do torcedor que pensa que a SAF é a solução de todos os problemas”, pontua.
Para Amaral a SAF pode servir como uma ferramenta para que a equipe possa alcançar mais protagonismo, além de potencializar os resultados a serem alcançados.

SAF quer manter e potencializar uma boa gestão
O novo sócio ressalta o bom trabalho feito pela gestão anterior, sob o modelo associativo. De acordo com Amaral, os antigos gestores souberam manter o clube em uma situação diferente de muitos outros times no Brasil, que estão totalmente endividados.
“A associação manteve o clube de pé e também manteve esse escudo, que é tão bonito e representativo, com muita credibilidade no mercado”, avalia.
A SAF do Pouso Alegre, segundo o empresário, vem para potencializar essa boa imagem do clube no mercado, trazendo mais segurança para os investidores e demais interessados em aderir ao projeto. “A nossa chegada traz essa credibilidade para o Pouso Alegre”, afirma.
- Leia também: Qual a importância da SAF para o futebol?
Ele ainda garante que a nova administração não está chegando como novos aventureiros nesse projeto. Amaral ressalta a experiência que tanto ele quanto seu sócio na FaceSports, o empresário Cesar Godoy, possuem no mercado e no mundo do futebol.
Quanto ao apoio da comunidade local, o dirigente relata que já surgiram alguns empresários da região interessados em contribuir para o projeto, mas ressalta que o maior patrimônio do clube é o torcedor. Portanto, o foco estará na realização de ações sociais que possam aproximar as famílias e estimular o torcedor a estar mais presente no dia-a-dia do time.
Além da paixão da torcida, ele também destaca a tradição do clube e o grande potencial da cidade de Pouso Alegre e algumas vantagens que a região oferece. Um desses benefícios que tornam o município mineiro tão importante está relacionado à questão de logística, devido à proximidade com o estado de São Paulo; além da presença de grandes empresas.
Ouça a rádio de Minas