Mineira Precato projeta R$ 600 milhões em novas cessões de precatórios em 2025

A fintech mineira Precato projeta intermediar cerca de R$ 600 milhões em novas cessões de precatórios neste ano, mais que o dobro do registrado em 2024 (R$ 286 milhões). Recentemente, a empresa atingiu a marca de R$ 1,25 bilhão em intermediações nos sete anos de operação. O objetivo é seguir com forte ritmo de crescimento até alcançar o valor anual de R$ 2 bilhões em seções até 2028.
O cofundador e CEO da Precato, Bruno Guerra, avalia que o amadurecimento do mercado de precatórios no Brasil foi um dos fatores fundamentais para que a empresa atingisse esses resultados. O uso de métodos ligados à engenharia e de uma lógica industrial também contribuíram para que a fintech alcançasse o patamar atual, com 35% de market share.
O empresário pontua que a Precato vinha apresentando resultados excepcionais até a aprovação do Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 23/2021, que altera o prazo de parcelamento especial dos débitos municipais. Nos dois últimos anos a empresa passou por um período de adaptação a essa mudança que impactava seu principal mercado.
“Por causa desse impacto nós decidimos reduzir a velocidade do crescimento da empresa para preservar a margem. Sempre investimos muito na empresa e em capital próprio, e tínhamos um crescimento robusto até 2023”, relata.
Quando a PEC foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), surgiu uma oportunidade para retomar o ritmo dos anos anteriores. O ano passado foi marcado por estudos de mercado e preparação para o crescimento nos anos seguintes. Em 2025, a fintech mineira realizou a contratação de colaboradores e a abertura de um escritório em São Paulo.
Guerra acredita que as conquistas obtidas nos últimos anos, mesmo com os desafios causados pela PEC 66/23, comprovam a solidez da empresa. “Esse crescimento exponencial é impulsionado por um time dedicado, tecnologia e uma visão clara de mercado, que nos permite navegar por cenários desafiadores e transformá-los em oportunidades”, declara.
Atração de jovens talentos
O CEO da Precato avalia que a estrutura atual já é suficiente para atender toda a demanda. “Nós não precisamos ter uma presença física para atender o cliente. Nós já atendemos o Brasil inteiro à distância”, diz. Atualmente, a Precato está sediada em Itabira, na região Central de Minas Gerais, e também possui um hub para atender alguns parceiros em Belo Horizonte.
A cidade de Itabira está passando por um processo de diversificação de sua economia, com apoio da mineradora Vale. O empresário destaca que a empresa ajudou a levar um campus da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), atraindo muitos estudantes de engenharia para o município.
Esse cenário tem beneficiado a Precato, que, segundo Guerra, possui uma característica de atrair jovens para a equipe e desenvolver seus talentos. Vale destacar que o escritório de Itabira responde por cerca de 80% dos funcionários da fintech, dos quais, grande parte possui formação em engenharia.
“Nós temos essa característica peculiar de ser uma empresa de engenharia posicionada no meio jurídico e financeiro”, diz.

Potencial do mercado de precatórios
O especialista destaca o potencial do mercado nacional de precatórios de até R$ 5 milhões e de requisição de pequeno valor (RPV), que, segundo ele, gira em torno de R$ 60 bilhões ao ano no País. Ele estima que apenas o valor cedido não ultrapassa os R$ 3 bilhões. “Há um mercado gigantesco a ser criado”, afirma.
Guerra explica que no caso dos precatórios federais de até R$ 5 milhões há uma expedição de aproximadamente R$ 23 bilhões ao ano e um nível de cessão abaixo de 10%, ficando próximo de R$ 2 bilhões de cessão ao ano. “Algo em torno de 8% dos precatórios são cedidos”, relata.
Ele avalia que o precatório ainda não é um produto tão maduro no mercado quanto deveria ou se comparado a outros mais populares, como o crédito consignado. No caso do mercado de RPV, que envolve valores abaixo de 60 salários mínimos. O CEO da Precato calcula que o segmento movimenta cerca de R$ 36 bilhões em expedições ao ano.
Para manter o ritmo acelerado de crescimento e se manter entre os líderes de mercado, a fintech mineira aposta na ampliação de sua presença em novos segmentos, como o mercado de precatórios estaduais, com destaque para São Paulo. Outro movimento importante é o desenvolvimento da área de parcerias e canais, que já responde por mais de 20% da produção da empresa.
De acordo com Guerra, o objetivo da Precato é construir um futuro financeiro mais acessível e seguro para milhares de pessoas. “A Precato enxerga um futuro no qual o mercado de antecipação de precatórios se expanda brutalmente e se torne um produto reconhecido e acessível a todos os credores”, conclui.
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