Consumo, preços, preferências: o que dita o mercado cervejeiro no País

Terceiro maior fabricante de cerveja artesanal do Brasil, Minas Gerais conta com 222 unidades produtivas, dentre elas, grandes fábricas e marcas voltadas ao abastecimento do mercado cervejeiro nacional. Rótulos conhecidos dentro e fora do País, parques fabris de dar inveja a grandes marcas e lúpulos produzidos em solo mineiro dão um sabor todo especial ao setor no Estado que, ano após ano, registra crescimento e não para de investir em suas linhas de produção.
E para que os diferentes estilos caiam no gosto do consumidor, uma receita é fundamental: entender as preferências de quem aprecia uma cerveja geladinha, seja no bar, no restaurante, em festivais ou dentro de casa.
Neste sentido, o levantamento “Retrato dos Consumidores de Cerveja 2023” identificou que de quase 9 mil pessoas, 76,9% dos participantes consomem tanto cervejas tradicionais quanto as artesanais. Os dados são do hub de conteúdo Surra de Lúpulo, com apoio do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv).
Confira os principais destaques da pesquisa:
- 76,9% dos respondentes disseram que bebem cervejas tradicionais e cervejas artesanais – foram 6.716 respostas nesse sentido;
- Nas regiões Sudeste e Sul, se consome mais cervejas tradicionais e cervejas artesanais. Já no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste, a preferência é pelas tradicionais;
- Entre as mulheres, o consumo de cervejas tradicionais é maior (64,37%) do que o de tradicionais e artesanais (32,24%)
- Já entre os homens, o consumo de cervejas tradicionais e artesanais é maior (67,15%) do que apenas o de tradicionais (34,14%);
- Mais de 61% consideram o seu consumo de cerveja moderado e 20%, baixo; mais de 85% dizem que consomem tradicionais de uma até três vezes por semana;
- Apesar da IPA estar em primeiro lugar no ranking geral, a Pilsen é a preferida entre jovens de 18 a 25 anos (de todos os gêneros), mulheres (todas as faixas etárias) e na Região Norte;
- Mais da metade (51,7%) diz que prefere ouvir rock quando está apreciando uma cervejinha; em seguida, vem o sertanejo e a MPB

Gasto mensal com cerveja varia até R$ 400
A pesquisa também revela informações sobre o gasto mensal com o consumo de cerveja e as embalagens preferidas pelos consumidores. A maioria dos entrevistados informou que gasta até R$ 100 por mês, mas aqueles que consomem cervejas e cervejas artesanais gastam entre R$ 201 e R$ 400.
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Os consumidores que preferem o famoso “litrão” têm um gasto mensal mais elevado, entre R$ 201 a R$ 400) em comparação com os que optam por cervejas em lata, que varia de R$ 101 a R$ 200.
Quanto às embalagens, a lata é a preferida por 29% dos cervejeiros, mas se considerarmos todas as opções, incluindo long neck, garrafa de 600 ml e litrão, a preferência por vidro chega a 62% dos entrevistados. Além disso, 59% afirmam que sempre consomem cerveja em eventos.
Consumo de cerveja sem álcool gera curiosidade no público
Por fim, o levantamento também abordou o consumo de cerveja sem álcool, revelando que 91% dos participantes já consumiram ou têm interesse em experimentá-la, indicando um crescimento do mercado para essa bebida. Além disso, o mercado cervejeiro tem atraído pessoas para a produção, com 25% dos participantes se declarando cervejeiros caseiros e 5% como profissionais.
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