Negócios

Presença de empresas na web em alta durante a pandemia

Presença de empresas na web em alta durante a pandemia
Crédito: Freepik

A pandemia da Covid-19 acelerou mais a presença das empresas brasileiras na internet. Um movimento que já crescia ano após ano. Pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) mostrou que a posse de perfis nas redes sociais de empresas passou de 70% em 2017 para 78% em 2019. Já na crise sanitária, o Painel TIC Covid-19 apontou que a proporção de pessoas que fizeram compras on-line foi de 44% para 66% no ano passado. Isto ocorreu em todo o País e foi maior entre as mulheres, que aumentou de 39% para 70%.

“A expectativa é que esta tendência de transações econômicas pela internet aumente mais. A forma digital vai se somar ao físico. Por exemplo, uma pessoa pode buscar informações sobre um produto e depois ir comprar na loja”, diz Jefferson Rufino, fundador e CEO da Orange DCM, agência de marketing digital. Ele lembra que mesmo as empresas físicas que recorreram ao on-line durante a quarentena tiveram melhoras nas vendas. O Brasil tem hoje, segundo a pesquisa do Cetic, 134 milhões de usuários de internet, o que representa 74% da população com 10 anos ou mais.

Como uma empresa pode ter êxito neste vasto mundo? Jefferson Rufino responde que é preciso ter uma presença consistente e coerente. “Estar nas redes sociais junto com o cliente, ver o que ele quer, saber das suas necessidades, proporcionar um ambiente de atendimento”, afirma. Chamá-lo para o site, onde pode falar da empresa de forma mais ampla, do seu trabalho, informar a localização, o telefone. “Ter também blog, investir no Google, fazer ações para ser visto por mais pessoas.”

Segundo o CEO da Orange, as maiores falhas das empresas neste universo on-line são negligência e comunicação de forma equivocada com o cliente. “Elas precisam ter uma presença digital consistente e encontrar sua Persona”, diz. Ele vê a necessidade da busca por profissionais ou por conhecimento, cursos, para a presença digital. “Postagens todo mundo faz. É preciso ter estratégias para atingir o seu público.”

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas