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Price Survey fecha contrato internacional

Startup mineira vai realizar pesquisas em oito cidades de 16 países em parceria com uma grande cervejaria
Price Survey fecha contrato internacional
Planos de Andrade é expandir a atuação para o mercado norte-americano a partir de 2023 | Crédito: Divulgação

A formação em tecnologia e o incômodo com a baixa qualidade das pesquisas de mercado que contratava, quando trabalhava no varejo, levaram o empresário Maycon Andrade a empreender. Fundador e CEO da Price Survey, ele queria oferecer aos colegas que sofriam com a mesma dor, um produto que garantisse confiança nas informações, velocidade na entrega e um layout único.

A empreitada, que começou em 2016, incluiu mudança no modelo de negócios, passagem por alguns dos programas de aceleração mais importantes do Brasil e do continente americano e agora se internacionaliza. Em parceria com uma das maiores cervejarias do mundo, a startup amplia sua experiência internacional com um contrato de um ano para realizar pesquisa em oito cidades de sete países: Seattle, Chicago e Nova York (Estados Unidos), Londres (Reino Unido), Berlim (Alemanha), Singapura, Xangai (China), Tel Aviv (Israel) e Santiago (Chile).

O contrato é de um ano. Até junho de 2023, a Price Survey entregará mensalmente uma análise macro de todas as regiões com contrato firmado em busca dos preços de venda do produto no varejo, rótulos de bebidas de maior evidência e trade marketing.

“Sofri muito contratando pesquisas de preço quando trabalhava no varejo. De tanto sofrer, percebi que precisava construir algo nesse sentido. Com o crescimento dos apps e o nascimento da Uber, comecei a vislumbrar que havia uma oportunidade de disrupção. Mas foi só em 2016 que veio a Price. Participamos do Acelera Fiesp e do Startup Chile. Testamos nosso modelo dentro da Drogaria Araujo. E hoje já temos 203 mil ‘pricers’ cadastrados na plataforma”, comemora Andrade.

A pesquisa funciona no modelo “cliente oculto”. Os pricers acompanham pelo aplicativo as oportunidades na sua cidade. Ao chegar ao estabelecimento indicado devem encontrar o produto em questão e registrar a sua presença e posição na gôndola através do escaneamento do código de barras e fotografia.

Com o uso de tecnologias de leitura de imagem os dados são extraídos, como preço, posição e volume de exposição na gôndola e quais outros produtos dividem o espaço. Todos os dados são entregues ao cliente em um só layout, facilitando a leitura e interpretação.

A Price Survey busca agora brasileiros no exterior que queiram ser pesquisadores. “Como ‘brazucas’ queremos dar oportunidade para os brasileiros que estão nas cidades em que vamos trabalhar. Esse é um trabalho simples, que a pessoa faz nas horas vagas e até enquanto se desloca pela cidade e faz suas atividades de rotina, como ir ao supermercado, por exemplo. Mas isso não restringe a participação de outras pessoas, já que a plataforma opera também em inglês e espanhol”, pontua.

Negociações

A startup já negocia um outro contato para pesquisa, com uma empresa Tel AViv para atuar em toda a Europa. Para 2023 o plano é constituir uma empresa nos EUA e abrir caminho na maior economia do Ocidente. O desafio é negociar diretamente com empresas norte-americanas.

“Hoje não conseguimos crescer na velocidade da demanda por falta de mão de obra qualificada. As grandes corporações estão ‘sequestrando’ os nossos profissionais. Temos formado profissionais, sabendo que vamos perdê-los, mas faz parte do jogo”, completa o fundador da Price Survey.

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