Negócios

Prime Talent possui projetos em toda a América Latina

Prime Talent possui projetos em toda a América Latina
David Braga, CEO, e Bárbara Nogueira, diretora da Prime Talent: temos um papel social | Crédito: CARMINE FURLETTI

Completar cinco anos com 100% de assertividade nos processos conduzidos é um dos orgulhos do CEO da Prime Talent, David Braga.

A empresa, sediada na região Centro-Sul de BH, é especializada em executive search (busca e seleção de executivos para posições de média e alta gestão).

A consultoria atua em 24 setores da economia e processos conduzidos em toda a América Latina. A empresa encarou as mudanças ocorridas em 2020 com o mesmo ímpeto que marcou o seu início.

“No Brasil, infelizmente, estamos acostumados com as crises, mas essa trazida pela Covid-19 é diferente na sua origem. Ela fez com que alguns termos que já discutíamos, mas ainda eram incipientes ou não iam além dos relatórios de marketing, desembarcassem definitivamente no dia a dia das empresas. E isso, claro, impactou os processos de seleção dos profissionais. A tecnologia tornou os processos mais céleres, mas não menos complexos. As contratações de executivos não pararam nesse período, mas outras competências e habilidades passaram a ser avaliadas”, explica Braga.

Para ele, o emprego das metodologias internacionais e um fino olhar para as necessidades das empresas e das pessoas são chaves para o sucesso de contratações.

Além disso, um bom salário continua fundamental para a atração de talentos, mas isso é apenas o ponto de partida.

“É preciso interpretar as pessoas via assessment (ferramentas avaliativas) e colocar a pessoa certa no lugar certo. Além de observar as hard skills – conhecimentos técnicos – e as soft skills, que são as competências e habilidades, é necessário levar em consideração a família, o contexto daquele candidato. Se existir uma mudança de cidade, por exemplo, é preciso avaliar a questão escolar dos filhos. Tudo isso é muito delicado e são fatores que, somados, vão determinar se aquela é a pessoa certa para a empresa e se aquela é a empresa certa para a pessoa”, analisa o headhunter.

A aceleração da digitalização em 2020 permitiu processos mais ágeis, capazes de encontrar profissionais generalistas que consigam gerir as mudanças pelas quais o mundo corporativo está passando.

Com a sede da consultoria em Belo Horizonte e escritório em São Paulo, o empresário avalia não ser necessário abrir outras bases físicas.

A crise fez com que as empresas tivessem que dar uma resposta à sociedade muito além dos produtos e serviços prestados.

Mesmo aquelas que não lidam com o público final tiveram que se posicionar ao longo da pandemia. Elas precisaram mostrar que propósito e papel social vão além do discurso, inclusive para atrair e reter talentos.

“Já temos projetos em toda a América Latina. Atuamos nos processos de contratação, aconselhamento de carreira, direcionamento estratégico de lideranças. Temos apoiado o topo da pirâmide a tornar as empresas condizentes com mudanças aceleradas que estamos vivendo. Acompanhamos o processo de chegada no primeiro ano para garantir a adaptação aos processos e cultura. Todos os nossos projetos são conduzidos pelos sócios. Escolhemos os projetos. Não quero fazer um projeto para uma empresa sem compliance. Falamos para as empresas sobre propósitos e queremos impactar com o nosso para a construção de um mundo melhor”, completa o CEO da Prime Talent.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas