Principais componentes reaproveitados
Pneus – Um dos itens mais reciclados de um carro no Brasil. Representam 3% do peso de um veículo. As fábricas são obrigadas por lei a reutilizar os pneus e ele pode ter dois fins possíveis:
Vendido de forma integral às cimenteiras para o coprocessamento, substituindo assim o cóqui de petróleo;
Passar por lâminas e ser triturado. Nessa etapa, os fios de aço são retirados por um imã e o restante é refinado, obtendo-se um pó que é comercializado a vários tipos de indústria e pode virar sola de calçado, revestimentos de quadras e asfalto.
Vidro – O Brasil recicla, mensalmente, cerca de 150 toneladas de vidro automotivo. Como não estilhaçam, os para-brisas são mais recicláveis que os demais vidros. O material é triturado até virar um pó fino. Após isso, é necessário separar a membrana plástica grudada nele. Ela fica retida em uma peneira. Devido ao alto custo do processo, o vidro não volta a ser para-brisa, mas é vendido por, em média, R$ 170 a tonelada e se transforma em garrafas.
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Plástico – Um automóvel possui cerca de 50 tipos de plástico, o que equivale a 10% de seu peso total. A tendência é aumentar essa porcentagem para deixar o carro mais leve e reciclável. Antes de serem moídas, as partes plásticas são separadas por tipo. Depois disso são fragmentadas. Os pedaços são compactados e estendidos, chamados de espaguetes. Então passam por uma guilhotina que os transformam em pequenos grãos. Ele perde poucas propriedades e, geralmente, volta ao veículo para compor partes internas, como painéis, e externas.
Metal – O metal é o material mais abundante em um carro. Representa até 76% de seu peso. Ele se transforma em aço, que pode ser reciclado infinitas vezes sem perder propriedades. Após a descontaminação, a carroceria é moída ao passar entre cilindros trituradores, o que reduz a carcaça a pequenos pedaços. Um imã atrai o aço e o separa de outros materiais, como plástico, alumínio e vidros. Retirado dessa sobra, o alumínio é levado à reciclagem. Após o processo, tem-se a sucata ferrosa, vendida por R$ 450 a tonelada. O material vira aço e é utilizado na carroceria e na parte interna de novos carros.
Fluidos – O óleo é um item que, por lei, tem de ser reaproveitado. Ele é descontaminado e vira um óleo mineral básico, que recebe aditivos.
Bateria – Os fabricantes são obrigados a reciclá-la. O chumbo ácido que a compõe é reutilizado.
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