Negócios

Cinquentenária, Prodabel gera mais de 500 empregos em Belo Horizonte

Empresa pública gerencia mais de 400 sistemas do município
Cinquentenária, Prodabel gera mais de 500 empregos em Belo Horizonte
A Prodabel tem a missão de promover, integrar e gerenciar soluções de tecnologia da informação | Crédito: Prodabel/Divulgação

Com a missão de promover, integrar e gerenciar soluções de tecnologia da informação (TI), a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) comemora meio século entre as principais empresas públicas com igual perfil no Brasil e com uma nova marca.

Presente nas diversas áreas de gestão da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) como a saúde, educação, turismo, finanças, transporte e inclusão digital, a empresa de economia mista surgiu como “Companhia de Processamento de Dados do Município de Belo Horizonte” com o intuito de informatizar a Capital.

Atualmente, a Prodabel tem mais de 500 funcionários, gerencia mais de 400 sistemas do município, dois mil quilômetros de fibra óptica, 4.700 pontos de internet gratuita e de alta velocidade espalhados pela cidade, com mais de 2.4 milhões de usuários cadastrados. Destes, quase 400 mil são moradores das 218 vilas e favelas de Belo Horizonte.

De acordo com o diretor-presidente da Prodabel, Jean Mattos Duarte, o marco de 50 anos mostra a importância da institucionalização da tecnologia no setor público, entendendo o papel que as empresas de tecnologia cumpriam ao longo das décadas.

“O grande diferencial dos profissionais que atuam nas instituições públicas de tecnologia não é somente o conhecimento tecnológico, mas, sim, desenvolver a sensibilidade de como responder às demandas da cidade conhecendo o ‘negócio’ público. Tudo isso tem mudado com novos formatos de desenvolvimento, coordenativos de implantação de soluções, com busca de soluções mais flexíveis e ágeis e mudanças metodológicas. Para manter tudo em ordem é importante registrar o esforço para aqueles que se dedicam, muitas vezes de forma extraordinária, na entrega de sistemas, gestão da infraestrutura, monitoramento na manutenção da empresa, da segurança da rede, funcionamento dos livros das estações de contratos, atualização da base de dados geográfico de Belo Horizonte, por exemplo”, explica Duarte.

A empresa é responsável, diariamente, pela sustentação de quase 26 mil computadores ligados na Rede Municipal de Informática (RMI). O Centro Integrado de Monitoração e Operação (CIMO) acompanha e vistoria mais de 7.043 ativos, tais como sistemas, redes e equipamentos de toda PBH.

Prodabel lança nova marca e vai além das soluções em TI

A base de dados da empresa evoluiu para a política de Cidades Inteligentes, com transformação digital, dados geográficos com uso de drones e agora utilização da Inteligência Artificial (IA).

A Prodabel também conduz os processos de definição e implantação de políticas de tecnologia de informação e comunicação em todo o município e, para isso, criou um Guia de Governança em TIC e atua na coordenação do programa Belo Horizonte Cidade Inteligente, com ações de inovação e transformação digital em todos os órgãos e entidades do município.

“A gente não sabe como vai ser a tecnologia no futuro, mas sabemos que precisamos nos preparar para ela. Essa nova marca vem trazer uma fluidez maior. Os contornos quadrados da marca antiga da Prodabel já não cabem mais atualmente. Precisamos acompanhar isso com conectividade”, afirma.

Prodabel conquista reconhecimento dentro e fora do Brasil

Ao longo de 2023, foram seis prêmios de relevância nacional e internacional, além de ser finalista em um dos maiores prêmios internacionais para Cidades Inteligentes. Entre eles, o 1º lugar no Concurso Nacional de Inovação no Setor Público da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), na categoria Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Estadual, do Distrito Federal e Municipal. No mesmo concurso, ficou em 1º lugar na Escolha do Público na mesma categoria.

A Prodabel também recebeu, em nome da Prefeitura, o Prêmio Cidades do Futuro 2023, da Associação Nacional de Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti), com o Programa de Inclusão Digital e o Selo Ouro Connected Smart Cities 2023, pelo segundo ano consecutivo, durante o Connected Smart Cities & Mobility (CSCM). Também foi reconhecida como a 2ª cidade mais inteligente da região Sudeste e a 4ª do País, no Ranking Connected Smart Cities.

“Um dos elementos que ajudam na atração de investimentos é a qualidade do serviço público ofertado, na qualidade do ambiente de negócios. A tecnologia ajuda no processo de abertura de empresas, de regulação urbana, então a nossa base de dados geográficos conseguimos dar informações de tudo que tem no território. Todo o zoneamento da cidade está digitalizado. Para quem vai investir esses dados são fundamentais e a capacidade e o tempo de resposta é um diferencial para quem vai empreender em BH”, afirma o diretor-presidente da Prodabel.

Para o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), além de agilizar de maneira confiável o trabalho interno da Prefeitura, a Prodabel tem papel fundamental para melhorar a qualidade de vida da população ao longo do tempo.

“É importante ressaltar como a Prodabel veio se modernizando, entendendo o que estava acontecendo com a sociedade e segue crescendo. Hoje são mais de 500 funcionários. Quando uma empresa ou o setor público contrata alguém, consegue contratar a inteligência, a capacidade de trabalho daquela pessoa, mas não o coração dela. O coração precisa ser doado e é ele que nos move. O que vejo aqui é que os funcionários da Prodabel doaram o coração deles para a empresa e para o serviço público”, avalia Noman.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas